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Vitamina K: conheça seus benefícios para o combate da osteoporose

Ao pensar em vitaminas, é bem comum lembrarmos daquelas que fazem parte dos complexos A, B, C, D e E. Entretanto, um nutriente específico, presente na maioria dos vegetais, e que funciona como um ótimo preventivo para doenças ósseas como a osteoporose, ainda se mantém anônimo para a maioria das pessoas.

Especialistas da Associação Brasileira de Nutrologia (ABN) apostam que, conforme apontam diversos estudos, a vitamina K oferece tantas possibilidades para o combate da osteoporose quanto o cálcio e a vitamina D.

Dividida entre opções naturais, intrínsecas a flora intestinal e suplementação, as lipossolúveis k1, k2, e k3 podem ser consumidas de diferentes formas, e adicioná-las ao dia a dia não deve ser um desafio para quem busca uma alimentação saudável e preventiva contra a osteoporose.

Para te ajudar a diversificar a alimentação e combater a osteoporose de forma ativa, a NutriGenes separou algumas dicas sobre como perceber os sinais dessa doença e onde encontrar fontes nutritivas de vitamina K nos vegetais. Vamos conferir?

Aprofunde também seu conhecimento sobre os benefícios da vitamina K2 aqui no nosso blog!

Vitamina K no combate a osteoporose: comece pela alimentação

Uma verdadeira mudança nutricional começa com pequenos passos, e o consumo de vitaminas que beneficiam os ossos deve ser contínuo.

Para usufruir desses benefícios, é essencial prestar atenção a todos os componentes do seu cardápio diário. Uma refeição com muitos vegetais, hortaliças e até frutas, alimenta e nutri de maneira completa.

Completar a dose diária de vitamina K pode ser mais prático do que você imagina, com uma única xícara de espinafre, por exemplo. Além de seu sabor característico e delicioso, o vegetal ajuda na prevenção de quebras e fraturas ósseas e ainda aumenta os níveis de osteocalcina, proteína que mantém a força e a densidade dos ossos.

Outra fonte rica em benefícios para a prevenção óssea é a acelga que, sozinha, é capaz de fornecer ao organismo vitamina K, magnésio e cálcio. O fortalecimento de dentes e ossos é ainda mais prático com a adição de algumas folhas nas refeições do dia, seja em saladas, pratos quentes e até mesmo como base para outras preparações.

Algumas ervas e temperos também podem contribuir para essa nova rotina. A salsinha é rica em diversas vitaminas, além da K, e trabalha com nutrientes do complexo A, B e C, que ajudam a favorecer o sistema imunológico e contribui para um maior equilíbrio da organização nervosa do corpo.

Consumir as proteínas presentes na vitamina K é essencial para manter a saúde dos ossos, mas seu organismo só as absorve se receber estímulos suficientes, e o brócolis tem essa capacidade.
Uma quantidade pequena do vegetal fornece a quantidade de vitamina necessária que, quando consumida periodicamente, facilita a absorção de nutrientes para seu organismo.

Mesmo não fazendo parte do dia a dia de todos os brasileiros, o kiwi é uma furta a se considerar quando pensamos em seus valores nutricionais. Além de ter uma ótima quantidade de vitamina K, ele ainda fortalece os ossos por ser uma fonte rica de potássio.

As vantagens das frutas ricas em vitamina K também são essenciais para duas fases importantes da vida. Para potencializar a formação de dentes na infância, por exemplo, o abacate pode entrar na dieta. Já para evitar a perda óssea, um dos principais efeitos da menopausa no corpo, as uvas passa são ótimas opções.

Dose extra de saúde: suplementação e praticidade

Como já comentamos, a vitamina K está presente na maioria dos alimentos que faz parte do cotidiano de muitas famílias brasileiras, mas, na realidade, esse pode ser um hábito difícil de seguir, por isso, é preciso ficar atento aos sinais do corpo para uma possível deficiência de nutrientes.

Micro sangramentos, ou até mesmo hemorragias, podem simbolizar algo maior ligado a carência dos nutrientes. Portanto, não abra mão de consultar um especialista e manter uma rotina saudável.

Para tornar o dia a dia mais prático, os suplementos de vitamina K surgem como uma boa alternativa para quem realmente se preocupa em levar uma vida com novos hábitos. Com a dosagem certa e muita dedicação, é possível manter a força dos ossos sem dificuldade.

Entretanto, lembre-se, uma suplementação segura e eficaz é intrinsecamente ligada ao acompanhamento médico. A praticidade desse tipo de complemento alimentar perde totalmente seu sentido quando seu uso é feito com irresponsabilidade.

Continue acompanhando as melhores dicas sobre saúde, alimentação e suplementos aqui no nosso blog, temos certeza que muitos de nossos conteúdos vão te ajudar a levar mais qualidade a sua rotina – não importa quão agitada ela seja – e aumentar seu bem-estar. Nos vemos no próximo post!

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