Vitamina D3: aliada da imunidade e muito mais

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
A Vitamina D3 tem um papel fundamental para o fortalecimento das defesas do organismo. As células que fazem parte do sistema imunológico, como os linfócitos, contam com receptores para a Vitamina D3, fazendo com que ela contribua para o aumento da imunidade.  Além disso, trata-se de um grande aliado no combate a infecções, vírus e bactérias. Estudos mostram que baixos níveis de Vitamina D3 representam maiores níveis de moléculas que causam inflamações no organismo, o que é muito prejudicial para a imunidade. Quer entender um pouco mais sobre essa vitamina, que na verdade é um hormônio? Veja o que o médico, escritor best-sellers e conferencista, Lair Ribeiro, tem a dizer sobre ela.

Fernando Beteti: O que podemos dizer sobre a Vitamina D3?

Dr. Lair Ribeiro: Muita coisa. A vitamina D3 é chamada de ‘vitamina do Sol’. O sol bate na nossa pele e produz a vitamina D3. Essa produção vai para o fígado, tem uma ativação, vai para os rins, tem uma outra ativação, e vai formar uma coisa chamada calcitriol, que é o produto final.  A vitamina D3 administra 10% da nossa genética. Ela previne 85% dos cânceres que uma pessoa poderia vir a ter, ela trata doenças autoimunes, é considera hoje um hormônio, porque o hormônio é produzido no corpo. Como não temos mais tempo para tomar sol, ou nos falaram que o sol faz mal, uma opção que você tem é fazer suplementação com vitamina D3. 

Fernando Beteti: A Vitamina D2 e D3 apresentam o mesmo efeito?

Dr. Lair Ribeiro: A vitamina D2 é vegetal, não tem tanta ação. Você compra no supermercado um leite enriquecido com vitamina D, infelizmente a vitamina D que tá no leite é a D2, ela não tem função quase nenhuma. O que você precisa é da D3, animal, que é o que somos, animais, apesar de racionais. Então a ingestão da vitamina D3 é diferente da D2. Então das duas uma: ou você toma sol, mas tem que estar com 80% do corpo nu e disponível, ou você faz uso da vitamina D3 para superar essa deficiência. Porque hoje o brasileiro, apesar de morar num país tropical, também está deficiente de vitamina D3. 

 Fernando Beteti: A falta de vitamina de vitamina D na infância causa raquitismo. E no adulto a deficiência é qual?

 Dr. Lair Ribeiro: No adulto causa osteomalácia, que é aquele sujeito que cada lugar que você aperta dói, ele tem eritrócito, que é a camada que cobre o osso, inflamado. Por outro lado, na criança forma raquitismo, ela fica as pernas tortas. Se você é adulto e tem essas dores, quando fizer suplementação com vitamina D3, elas vão sumir. Muita gente confunde osteomalácia com fibromialgia, e com várias doenças. Mas na realidade é deficiência da vitamina D3.  Assista a entrevista completa no Canal de Fernando Beteti no YouTube:

 Vitamina D3 na NutriGenes

Na NutriGenes é possível encontrar a Vitamina D3 em gotas em duas versões: 500 Unidades Internacionais (UI) e 2.000 Unidades Internacionais (UI). Clique AQUI e veja a linha completa de produtos com foco na imunidade.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nutrigenes

Atendimento

44 3031-3515

De Segunda a Sexta
das 9h às 12h
das 13h às 17h

[email protected]
[email protected]
WhatsApp: (44) 99807-2812

Siga nas redes sociais

Av. Humaitá, 452, Sala 101
Maringá - Paraná | CEP 87014-200
CNPJ: 20.409.456/0001-17