Suplementos de vitaminas e minerais: o que são e quando tomá-los

Tomar suplemento de vitaminas e minerais é recomendável aos indivíduos que possuem uma rotina agitada e não conseguem manter uma alimentação balanceada para garantir uma saúde ainda melhor e, como consequência, a disposição e bem-estar.

Porém, mesmo a suplementação sendo uma ótima saída para quem necessita de um empurrãozinho para o organismo aproveitar todos os seus benefícios, porém nem todo tratamento é adequado para o seu organismo.

Isso quer dizer que mesmo essas substâncias contendo vários fatores positivos para essas pessoas, ingeri-los em excesso ou até mesmo sem necessidade pode causar efeitos negativos. Por esse motivo, preparamos um conteúdo completo para que você saiba tudo sobre esse tipo de suplementação.

Vitaminas e minerais: o que são?

Antes de falar sobre a suplementação, é válido salientar o que é, na verdade, vitaminas e minerais. As vitaminas nada mais são do que substâncias orgânicas que o corpo precisa para funcionar melhor e com mais saúde.

Sabendo que o corpo humano não produz algumas vitaminas de forma natural, é fundamental garanti-las por meio de alimentos, como a laranja e morango, que são ricos em vitamina C, e gema de ovo, bife de fígado e sardinha, que possuem vitamina D, entre muitos outros.

Diferente das vitaminas, os minerais são de origem não orgânica. No entanto eles também desempenham funções essenciais no organismo, como no auxílio do seu equilíbrio e das funções básicas do corpo.

Quando é preciso tomar suplemento?

Sabe-se que algumas vitaminas são essenciais no funcionamento do corpo e também na preservação da saúde mental, como os minerais que mesmo não sendo substâncias orgânicas, auxiliam na cura de alguns problemas de saúde e deficiências de consumo.

Porém, não é do dia para noite que você deve fazer esse tipo de tratamento. É fundamental consultar um médico especialista para que ele possa te examinar e, assim, indicar a suplementação ideal para o seu organismo.

O indivíduo deve tomar suplemento nos casos de problemas do organismo de absorvê-los por meio dos alimentos. Assim, é necessário entrar com um auxílio para que o corpo receba a dose necessária do que precisa.

Por fim, é importante lembrar que a suplementação de vitaminas é benéfica para o corpo, porém não substitui uma alimentação balanceada e, além disso, o seu uso inadequado ainda trazem prejuízos ao organismo.

Conheça mais sobre algumas vitaminas e minerais

Ao fazer uma pesquisa rápida na internet sobre quais são as vitaminas e minerais essenciais para o ser humano, logo encontramos várias respostas com diferentes nomenclaturas e às vezes acaba até sendo difícil compreender a sua importância. Por isso, continue a leitura para entender um pouco mais sobre alguns deles.

Vitamina D

Uma das vitaminas que mais ouvimos falar é a D, tendo em vista que está diretamente associada no tratamento de gripe e resfriados. Essa vitamina tem como função auxiliar que o cálcio dos alimentos sejam adquiridos pelo intestino em quantidade capaz\ de fazer o corpo funcionar e ainda o desenvolvimento e reparação dos ossos.

Vitamina K

Falando em prevenção de doenças ósseas, no caso da osteoporose, existem as vantagens da vitamina K, que atua no organismo como uma poderosa dose de fortalecimento, prevenção e renovação. Uma quantidade mínima de vegetal, por exemplo, já garante o número ideal para o organismo se consumida regularmente.

Mineral: cálcio

Tendo como exemplo a vitamina D, o cálcio é um dos minerais mais falados nos anúncios de TV , tendo em vista que hoje existem vários suplementos capazes de fortalecer os ossos para pessoas adultas e idosas e ainda auxiliar na precaução de doenças, no caso da hipertensão arterial.

Mineral: ferro

Tendo como uma de suas funções a melhora da oxigenação do sangue, o ferro também garante mais energia para o organismo trabalhar. Assim, evita-se algumas doenças como anemia e fadiga. Alguns dos alimentos com grande quantidade de ferro são a carne vermelha, feijão e vegetais verde-escuro.

Suplementação para uma vida mais saudável

Trazer a suplementação para o seu dia a dia pode ser uma excelente alternativa para garantir ao seu organismo a dose ideal de vitaminas e minerais que você precisa para ter mais força e disposição.

Com o tratamento adequado, você tem a garantia de uma vida mais saudável, com mais qualidade e, principalmente, com a prevenção de várias doenças que geralmente são causadas com uma dieta pobre.

Por isso, lembre-se de consultar o seu médico para fazer a suplementação correta e aproveitar todos os seus benefícios. Caso você tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário aqui embaixo, nós da Nutrigenes teremos o prazer em respondê-lo.

Assine nossa newsletter para receber dicas, informações, vídeos e entrevistas diretamente em seu email!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *