Superalimentos e ômega 3 uma nova tendência da alimentação saudável!

U+2190.svg Clique no botão ao lado para ouvir todo o texto!

Você já ouviu falar dos superalimentos? Esta é uma nova tendência dentro do conceito de vida saudável e muitas pessoas já estão pesquisando, aprendendo para colocar em prática, com intuito de cuidar mais do seu corpo de forma geral.

Por isso, se você também é dessas pessoas que se preocupam com a saúde e o bem-estar, você precisa saber o motivo pelo qual a união desses alimentos, junto com a ingestão indicada de ômega 3 pode ser a chave para ter o bem-estar que você tanto espera.

Confira agora o que são os superalimentos e como, unidos ao ômega 3, eles podem trazer ótimos resultados para o seu corpo.

Afinal, o que são os superalimentos e porque aliá-los ao ômega 3?

O tema alimentação saudável está em alta e, recentemente, surgiu o conceito de superalimento. Apesar de serem embasados cientificamente, foi por meio de uma comunidade de nutricionistas que esse conceito começou a se popularizar, chamamos de superalimentos os alimentos ricos em nutrientes que ajudam a prevenir doenças.

Estes alimentos são naturais, totalmente provenientes terra, principalmente os que são cultivados organicamente, livre de venenos. Vamos listar alguns desses principais alimentos, confira:

Linhaça

A linhaça é rica em nutrientes, também é fonte de Lignanos (polifenóis encontrados nas plantas), que reduzem os riscos de células cancerígenas se reproduzirem no organismo. Além disso, se trata de um alimento rico em fibras e Ômega 3, que podem reduzir o colesterol ruim, controlar o açúcar no sangue e reduzir a pressão arterial. Dessa forma, a linhaça pode sim ser considerada um superalimento.

Chia

Essa semente também é poderosa, já que tem um poder antioxidante que combate o envelhecimento precoce da pele. Além disso, também se trata de um alimento fibroso que auxilia no funcionamento adequado do intestino. Além disso, ela também ajuda no controle do colesterol e do açúcar no sangue.

Alcachofra

A alcachofra é um alimento pouco consumido, sobretudo aqui no Brasil. Mas, o que muitos não sabem, é que se trata de um poderoso antioxidante que também é rico em vitaminas, sendo fonte de vitamina K2, vitaminas do complexo B, vitamina A e ácido fólico. Sem dúvidas, é um superalimento.

Brócolis

O brócolis já é mais encontrado no prato do brasileiro e é também um superalimento. Afinal, ele é rico em ferro, ácido fólico, vitamina C e betacaroteno. Não há dúvidas que o brócolis também é um alimento rico em fibra e, além disso, ainda é antioxidante, logo, faz muito bem para o organismo.

Folhas verdes

As folhas verdes que também fazem parte do cotidiano do brasileiro, porém, muitas pessoas não gostam de ingeri-las, ou não as julgam importantes. Mas, o fato é que essas folhas são cheias de vitaminas, além de serem ricas em fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino, o que é importantíssimo para a manutenção da nossa saúde.

Além disso, existem algumas folhas mais verdes escuras, como a rúcula, o agrião e a couve, que fortalecem a saúde do pulmão.

“Leite dourado”

O “leite dourado” é uma bebida que está em alta no momento e se trata, basicamente, de uma mistura de leite com açafrão-da-terra ou cúrcuma, em algumas regiões. O açafrão-da-terra é um excelente anti-inflamatório natural, por isso, esse composto também pode ser considerado um superalimento. Além disso, esse elemento também tem propriedades que reduzem as gorduras abdominais, aceleram o metabolismo e fortalecem a saúde do fígado.

Algumas pessoas também gostam de adicionar canela, gengibre, óleo de coco e/ou mel para dar mais sabor e para aproveitar o benefício dessas outras substâncias também.

Alho negro

O alho negro é, na verdade, o alho comum que passa por um processo de maturação, em que é curtido por um longo tempo em baixas temperaturas, esse procedimento resulta em um alho de coloração escura, que é o alho negro. Ele tem um sabor bem característico, vai bem em diversas receitas e tem vários benefícios, como controle da pressão arterial, redução do colesterol, ação antioxidante e termogênica, além de um excelente antigripal e antibiótico natural.

Banana

Uma fruta tipicamente brasileira, que é bem comum na alimentação nacional, o que é muito bom, já que ela tem inúmeros benefícios. A fruta é rica em potássio, fator essencial para evitar câimbras, sendo ideal para quem pratica exercícios físicos. Também é uma fruta rica em fibras, o que ajuda bastante na digestão. Além disso, a banana também é rica em vitaminas que fortalecem a saúde do coração. Incrível, não é?!

Mamão

Outra fruta essencial para quem quer mais equilíbrio do funcionamento do organismo, já que é uma fruta essencial para regular o intestino. Além disso, o mamão tem o PH alcalino que auxilia na saúde do estômago, assim como ajuda na limpeza do cólon e dos rins. Rica também em vitamina C, fácil de ser consumida, fresca, enfim, o mamão não poderia ficar de fora dessa lista de superalimentos.

E porque aliar o Ômega 3 a esses superalimentos?

O Ômega 3 é encontrado em alguns alimentos, mas, está presente principalmente em alguns tipos de peixe, o nutriente é ácido-graxo essencial para a nossa saúde. O nosso organismo não produz esse nutriente de forma natural, por isso, é preciso encontrar fontes que nos forneçam os benefícios desse poderoso elemento.

E, dentre os benefícios do Ômega 3 estão: auxilio no controle dos níveis de colesterol, diminuindo o colesterol ruim (HDL) e aumentando o colesterol bom (LDL), fortalecendo a saúde do coração e otimizando a circulação do sangue.

Por isso, aliar esse elemento juntamente com os superalimentos, pode ser uma ótima solução para ter uma rotina de vida mais saudável.

Nunca tarde é para cuidar do corpo e ter mais equilíbrio na sua vida e alimentação é essencial para que você alcance esse objetivo. Os suplementos e vitaminas em cápsulas também surgiram para auxiliar nestes casos. Por isso, suplementar sua alimentação com o Ômega 3 pode ser muito benéfico para a tua saúde, principalmente, se você tem histórico de colesterol alto na família.

Outra dica importante também é adquirir suplementos de marcas de confiança e aqui na NutriGenes você tem exatamente isso, confiança, qualidade e segurança ao se pensar em suplementos vitamínicos. Acesse e confira agora os melhores suplementos, incluindo o poderoso Ômega 3!

Assine nossa newsletter para receber dicas, informações, vídeos e entrevistas diretamente em seu email!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *