Seu cérebro merece estar bem nutrido

Vamos conversar com você sobre o cérebro humano.

Ele pesa cerca de 1,3 quilos e possui aproximadamente 100 bilhões de células nervosas (os neurônios) que estão ligadas entre si, respondendo pelo controle de todas as funções mentais. Possui vasos sanguíneos, orgãos secretores e células de sustentação (glia).
É um verdadeiro “centro de controle do organismo”. As funções vitais para a sobrevivência, os movimentos, o sono, a fome, a sede, todas as emoções dependem do cérebro.
A inteligência, o raciocínio, as atividades corporais, o equilíbrio, a postura, os reflexos, a respiração, o ritmo dos batimentos cardíacos, a recepção e interpretação dos sinais do organismo e do meio exterior, as contrações musculares passam por ele.
Não restam dúvidas de que é um órgão importantíssimo  (e ao mesmo tempo fantástico) pelas várias funções que desempenha e a forma como faz tudo isso.Assim, como outros órgãos do corpo humano, o cérebro exige cuidados. E aqui, falamos, de nutrição.
Existem nutrientes que contribuem para que ele se mantenha saudável e funcionando em alta performance.Veja alguns deles e seus benefícios:

  • Ômega 3: É um ácido graxo (gordura) que protege e melhora o rendimento do cérebro, proporcionando a troca eficaz de mensagens entre suas células.  Como parte do cérebro é composto por substâncias gordurosas, os ácidos graxos contribuem para que as funções dele sejam potencializadas. Ele  beneficia a membrana que recobre o cérebro e que transmitem as informações. Colabora para melhorar a concentração, a memória, o humor,  a velocidade de reação, etc.

As vitaminas e minerais também  exercem papel fundamental para a preservação das funções cerebrais nos indivíduos.

  • Vitamina A: Por ser antioxidante, protege as membranas dos neurônios às agressões dos radicais livres. Neutraliza os efeitos nocivos da poluição ambiental.
  • Vitamina B12: Importante para o metabolismo dos neurotransmissores (que transmitem os impulsos nervosos e responsáveis pelas sensações). Protege contra os problemas relacionados à idade.
  • Vitamina B6: Beneficia o sistema circulatório, conseguindo melhorar a memória.
  • Vitamina B1: Tem atuação no sistema nervoso periférico e no metabolismo cerebral, ajudando na melhor transmissão dos impulsos nervosos.
  • Vitamina B9: Ajuda a proteger o cérebro contra os problemas da idade, pois combate os radicais livres. Pesquisas apontam benefícios na circulação cerebral, diminuindo os efeitos da depressão.
  • Vitamina B3: Auxilia na síntese de neurotransmissores cerebrais. Por potencializar a eficácia do neurotransmissor  GABA, traz efeitos calmantes.
  • Vitamina B5: Participa da produção do neurotransmissor acetilcolina, que ajuda na memória.
  • Vitamina C: Presente na síntese de neurotransmissores, dentre eles a noradrelina, a dopamina e a acetilcolina, responsáveis pelas funções intelectuais.
  • Vitamina E: Atua na recuperação de neurotransmissores responsáveis pelas recepções dos impulsos nervosos, localizados nos neurônios.
  • Selênio: Ajuda na capacidade de concentração.
  • Magnésio: Melhora a capacidade da memória e o aprendizado. Ajuda no metabolismo dos neurônios, na circulação e participa ativamente na transmissão de impulsos nervosos.
  • Zinco: Com papel importante no metabolismo cerebral, aumenta a resistência das membranas celulares dos neurônios.

Com nutrientes como os mencionados acima, o “centro de controle do seu organismo” vai funcionar muito melhor e com maior rendimento.  E, então, que tal deixar o seu cérebro mais saudável todos os dias?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *