4 idosos praticando musculação - Nutrigenes

Sarcopenia – o que é e como prevenir

Com o avanço da idade, ocorre a perda natural de massa muscular e da musculatura esquelética. Isso começa a acontecer de maneira sutil, por volta dos 40 anos, ficando mais notório quando se chega aos 60. Segundo especialistas, aos 80 anos, uma pessoa pode ter perdido até 50% dos músculos que possuía. A esse processo se dá o nome de Sarcopenia. Você já ouviu falar?

Saiba como se cuidar ou mesmo ajudar alguém que você ama a se prevenir contra a Sarcopenia!

Como prevenir a Sarcopenia?

A Sarcopenia é uma síndrome que resulta em perda progressiva e generalizada da massa e da força muscular esquelética. É uma condição crônica associada ao processo fisiológico do envelhecimento natural do corpo humano.

A diminuição contínua das fibras musculares está ligada a fatores como queda nos índices de hormônios (estrogênio, testosterona, etc.). O comando nervoso que cuida das contrações musculares é afetado, acarretando vários sintomas e dificultando a execução de tarefas básicas do dia a dia.

Dentre esses sintomas, podemos citar a diminuição da velocidade de caminhada, dificuldades para se levantar sem apoio, subir escada e demais atividades que exijam movimentos, rigidez e sensação de peso nos braços e pernas.

É importante que as pessoas que já tenham chegado ou que estão próximas aos 40 e 60 anos estejam atentas a esses sintomas para conseguir driblá-los.

Para você saber, a Sarcopenia é dividida em três estágios:

1º – perda da massa muscular apenas;

2º – perda da massa e força muscular;

3º – dificuldades para realizar as atividades citadas anteriormente.

Essa condição pode favorecer a ocorrência de fraturas, já que os músculos contribuem para o equilíbrio corporal. Daí, podemos pensar que não há maneiras de prevenir a síndrome, pois é uma consequência natural do envelhecimento.

Mas, será que ela realmente não pode ser evitada? Existem formas de preveni-la? A resposta é sim! É possível até retardar os efeitos da perda muscular. Aliás, muitos idosos não têm Sarcopenia e levam uma vida normal e bastante saudável.

Qual é o caminho para evitar a Sarcopenia?

O principal caminho é a prática de atividades físicas, não tem jeito. E quanto mais cedo começar, melhor. Movimentar-se contribui para o fortalecimento e manutenção da massa muscular, além de muitos outros benefícios.

Para os idosos, há exercícios que colaboram na recuperação ou melhoria dos movimentos dos membros que já perderam musculatura. É por isso que é cada vez mais comum encontrar idosos fazendo caminhadas regularmente, natação, Pilates e até mesmo indo à academia. Outro ponto fundamental, é cuidar da alimentação e suplementação.

Ingerir nutrientes como vitamina B12, antioxidantes, magnésio, proteínas, vitamina D3, Vitamina B11 e aminoácidos (leucina, isoleucina, valina) auxilia na manutenção dos músculos, deixando-os saudáveis durante toda a vida, inclusive quando se chega na melhor idade.

Tratamentos de reposição hormonal (testosterona, DHEA, GH, entre outros) também são recomendados por especialistas, porém são bem mais caros do que as alternativas anteriores. Além disso, é essencial consultar médicos da área para, por meio de exames, verificar a necessidade e as dosagens indicadas.

É hora de se cuidar com suplementos especiais

Um suplemento que tem sido muito falado nos últimos anos e que é fundamental para evitar a Sarcopenia é o Magnésio Dimalato. Sim, esse suplemento que está super em alta é um ótimo ativo para conservação das estruturas musculares do corpo.

O Magnésio não é produzido pelo organismo, mas está envolvido em mais de 350 reações bioquímicas do corpo.

Ele é recomendado para pessoas que fazem suplementação com vitamina D, cálcio, óleo de fígado de bacalhau, cacau e alguns tipos de chás, isso porque esses suplementos e nutrientes diminuem a absorção de Magnésio pelo organismo, então, é essencial fazer a reposição.

São os hábitos, estilo de vida e alimentação adotados que determinam nossa qualidade de vida. Com a Sarcopenia não é diferente. Podemos contribuir para que ela se desenvolva ou para evitá-la. Depende somente de nós!

Chega de perder tempo, comece a se mexer e a tomar os suplementos essenciais para uma boa saúde mesmo depois de chegar a melhor idade.

Aqui na NutriGenes você encontra diversos suplementos com eficácia garantida. Acesse agora para conferir os melhores produtos do mercado. E se quiser ler outras postagens como essa, acompanhe nosso blog. Temos muitas dicas e informações de saúde te esperando!

 

Assine nossa newsletter para receber dicas, informações, vídeos e entrevistas diretamente em seu email!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *