Receitas incríveis com matcha: saboreie esses benefícios

O matcha (pronuncia-se ma-tchá) é nada mais que a versão em pó do tradicional chá verde – exceto que ele é centenas de vezes mais potente e concentrado em princípios ativos que a versão líquida.

Isso, por si só, significa que o matcha é um excelente aliado para a saúde. São incontáveis benefícios que esse produto, extraído da planta planta Camellia Sinensis, trazem para nosso corpo e nossa mente.

A cor verde forte do matcha e o sabor levemente amargo do pó podem se tornar empecilhos para quem deseja incrementar esse produto extraordinário em seu dia a dia, mas tem dificuldade em lidar com suas características palatáveis muito particulares.

Por isso, no post dessa semana, a Nutrigenes te explica como consumir o matcha de diversas formas por meio de receitas fáceis de fazer e muito saborosas. Além disso, você ainda fica sabendo quais os benefícios do pó para a saúde e a beleza.

Acompanhe a leitura:

Matcha é bom! Os benefícios do super chá verde para o organismo

O matcha é considerado por cientistas e nutricionistas um superalimento – é uma classe de alimentos que possuem extra benefícios e são super ricos em vitaminas, minerais e compostos propícios ao organismo.

No caso do matcha, as propriedades antioxidantes são disparadamente maiores que qualquer outro tipo de chá ou composto em pó. Vale lembrar que os antioxidantes previnem o envelhecimento precoce e diminuem os radicais livres, responsáveis pelo desenvolvimento de câncer e outras doenças malignas.

Esse, porém não é o único dos benefícios do chá verde em pó para a saúde, ele também:

  • É termogênico – acelera o metabolismo, auxiliando na perda de peso e minimizando os riscos de desenvolvimento de hipertensão, diabetes e doenças crônicas;
  • Tem efeito detox, evitando a sobrecarga do fígado no processo de eliminação de substâncias tóxicas e compostos maléficos ao corpo;
  • É diurético, o que promove efeito de desinchamento e parte do efeito detox;
  • Ajuda na concentração, fortalece a imunidade e aumenta os níveis de energia;
  • É rico em fibras, proteínas vegetais, vitaminas e minerais.

Quer saber todos os outros benefícios do matcha para a saúde? Temos um post exclusivo sobre o assunto aqui no blog da Nutrigenes.

Além disso tudo, você sabia que o matcha é um grande amigo da beleza? A pele é a maior beneficiada com as propriedades do pó: diminui a oleosidade, ajuda a eliminar os poros dilatados e, o melhor de tudo, te auxilia na luta contra a celulite!

Com tantos benefícios, fica difícil não se encantar pelo matcha, não é mesmo? O melhor de tudo é que ele é acessível, não custa caro e pode ser encontrado nas melhores farmácias de manipulação e lojas de suplementos naturais, como a Nutrigenes.

6 receitas deliciosas com matcha para diversas situações

Agora que você já está por dentro do que é o matcha e das propriedades exuberantes que esse pó verde traz para a saúde, para beleza e para a mente, é hora de saber melhor como incorporá-lo no seu dia a dia com receitas maravilhosas e, o melhor de tudo, fáceis de fazer. Veja:

 

Matcha latte

Essa versão do tradicional café latte, muito famoso e consumido no mundo todo, substitui os grãos moídos pelo matcha, que também tem propriedades energizantes e cafeína, para dar energia.

Para preparar o seu matcha latte você só precisa de uma colher de sopa do pó, cerca de 300ml do leite da sua escolha – pode ser leite integral ou um leite vegetal, como o de amêndoas ou de castanha de caju – e alguma especiaria aromatizante para diminuir o gosto pronunciado do matcha.

Bata tudo no liquidificador (o açúcar é opcional) e depois transfira para uma caneca, aquecendo levemente a mistura em fogo baixo. Pronto, agora é só se deliciar com os benefícios!

 

Smoothie de frutas com matcha

Uma outra forma super prática e rápida de incorporar os benefícios do matcha no seu dia a dia é adicionando-o em seus smoothies – as famosas “vitaminas”, aqui no Brasil. Nossa sugestão é que você prepare a sua receita tradicional e acrescente uma ou duas colheres de sopa do pó de matcha.

Os smoothies geralmente são feitos com frutas, como banana, morango, manga e abacate, leite integral ou vegetal, açúcar/adoçante e, para adicionar um toque fitness à receita, cereais e grãos nutritivos.

O segredo é adaptar a sua receita favorita com o acréscimo do matcha – assim você se adapta melhor e então pode ousar e descobrir novos sabores!

 

Mojito com infusão de matcha

Já percebeu que o matcha pode ser utilizado em praticamente todo tipo de receita, certo? Pois é, o produto também pode ser adicionado a drinks e bebidas alcoólicas, para adicionar o toque de saúde à refrescância dos coquetéis.

A receita tradicional de mojito cubano leva uma dose de rum branco, o suco de um limão, algumas folhas de hortelã, muito gelo e água com gás. O segredo é dissolver um pouco de matchá (entre meia e uma colher de chá) na água gaseificada antes de adicioná-la à mistura.

O resultado é um drink incrível, que combina todas as propriedades do matcha com o sabor marcante do rum e do mojito tradicional. Experimente!

 

Bolo de caneca sabor matcha

Praticidade é a palavra-chave das receitas com matcha! Com ele, os deliciosos bolos de caneca, sinônimos de sabor e comodidade, transformam-se em receitas nutritivas e benéficas à saúde. Para preparar um bolo de caneca sabor matcha você precisa de ingredientes simples:

  • 4 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 1 colher de chá de matcha;
  • 1/4 colher de chá de fermento químico em pó;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 3 colheres de sopa de leite à sua escolha;
  • 1/2 colher de sopa de óleo vegetal.

Misture tudo dentro de uma caneca grande e leve ao microondas em potência alta (entre 80 e 100%) por cerca de 1 minuto. Teste a consistência com a ponta do garfo e, caso queira um bolo mais firme, retorne ao microondas por mais 20 segundos.

 

Brigadeiro de matcha

Outro grande clássico dos lares brasileiros, o brigadeiro está entre as comfort foods mais aclamadas por todos. É uma receita simples, deliciosa e que traz uma indescritível sensação de felicidade.

Dificilmente alguém não saiba de cor a receita do brigadeiro tradicional: uma lata de leite condensado, uma colher de sopa de margarina ou manteiga e cerca de 3 colheres de chocolate em pó – o que quase sempre é substituído por achocolatado.

Aqui, você tem duas opções: substituir o chocolate em pó por uma colher de sopa de matcha, o que resulta em um brigadeiro de cor verde clara e com gosto mais acentuado de chá verde; ou você pode diminuir uma colher do chocolate em pó e substituir pelo matcha. 

O resultado é um blend de sabores que se complementam muito bem e têm um gosto delicioso. Que tal fazer ambas as receitas e descobrir qual se adequa melhor ao seu paladar?

 

Pesto de matcha

É muito comum que as pessoas associem o pó de matcha à receitas mais doces e sobremesas. Mas, na verdade, o matcha pode ser utilizado em qualquer receita, desde que dosado corretamente!

Por esse motivo, nossa dica de receita salgada é um molho pesto ideal para massas integrais, carnes e qualquer outra combinação que você deseja fazer. Os ingredientes da receita são:

  • 2 xícaras de manjericão fresco;
  • ½ xícara de nozes ou castanhas de sua preferência;
  • 100g de queijo parmesão ralado;
  • 1 colher de chá de matcha;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 ½ xícara de azeite;
  • sal a gosto;

Bata tudo em um processador ou liquidificador e tenha como resultado um molho incrivelmente verde, de sabor refrescante, saudável e com uma textura incrível. Uma dica é acrescentar umas gotinhas de limão para balancear o sabor do matcha!

Então, gostou das nossas dicas de receitas fáceis e saborosas com matcha? Acompanhe o blog da Nutrigenes para receber mais dicas valiosas como essa – toda semana tem postagem nova. Agora mãos à massa e até o próximo post!

Assine nossa newsletter para receber dicas, informações, vídeos e entrevistas diretamente em seu email!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *