Quais são os alimentos que contêm a vitamina B3? Confira!

Os nutrientes das vitaminas são contribuições essenciais para o bom funcionamento do organismo. Elas são fundamentais para diversos processos, como a digestão e a defesa imunológica. Apesar de cada uma ter sua função específica, algumas delas se destacam pela forte presença no nosso dia a dia, e hoje vamos falar da vitamina B3.

A B3, também conhecida como niacina, tem papel importante no corpo humano e, por isso, não deve ser menosprezada. Ela pode ser responsável por uma melhora significativa na circulação sanguínea, pelo alívio de enxaquecas e dores de cabeça, pela baixa do colesterol, influenciando até mesmo o controle da diabetes.

Apesar de ser encontrada em alimentos básico de qualquer dieta brasileira, muitas pessoas não entendem seu real poder para a saúde. Atente-se na adição da vitamina B3 a sua alimentação e entenda um pouco mais sobre seus benefícios com a ajuda da Nutrigenes.

O que é vitamina B3?

Uma dos componentes mais importantes do grupo de vitaminas do complexo B, a B3 é uma vitamina hidrossolúvel. Suas reações estão ligadas, principalmente, com a produção de energia, sobretudo a proveniente dos alimentos cotidianos.

Sua absorção ocorre dentro do intestino delgado, e é feita em quantidades muito pequenas. Por essa razão, a principal recomendação é que seu consumo seja diário, para que o corpo não sofra com a falta de seus benefícios.

Como consumir a vitamina?

A B3 é encontrada de forma muito abundante na natureza. Ela pode ser adicionada a dieta tanto em alimentos de origem animal, quanto em receitas de origem vegetal. Para abastecer o café da manhã com todos os seus nutrientes, busque as sementes (gergelim e amendoim) e os cereais, especialmente nos farelos de arroz e trigo.

No almoço, aposte no fígado de boi, e para uma opção mais magra, os peixes podem entrar na mistura. Nesse caso, prefira bacalhau, atum ou sardinhas.

Buscando um jantar leve e nutritivo? Os vegetais, como a batata doce e a abóbora, e as frutas, principalmente pêssego e goiaba, podem ser bons substitutos.

Uma forma alternativa, e muito benéfica, de consumir a vitamina B3 é a suplementação através de cápsulas.

O melatozen, um dos componentes premium da nossa linha de suplementos, foi pensado exatamente para quem busca regular o consumo do nutriente e aproveitar todas as suas vantagens, independentemente da sua dieta.

Principais benefícios da vitamina B3

Como já dá para perceber, os benefícios da vitamina B3 atua no corpo de uma forma geral, prestando auxílio no melhoramento de várias funções distintas. Ela pode ser uma grande vantagem na remoção de substâncias químicas que tragam algum dano  tóxico ao nosso corpo.

Na absorção de carboidratos, gorduras e proteínas, ela também revela seu grande potencial de produção de energia a partir dessas substâncias. Sua influência também chega até o estômago, pois ela trabalha na produção de um ácido chamado ácido clorídrico (HCL), ou ácido do estômago, que é fundamental para uma boa digestão dos alimentos.

Uma rotina muito estressante pode ser afetada pela vitamina, já que ela tem uma grande participação na produção de hormônios relacionados ao estresse, nesses casos, uma dose por dia do suplemento da Nutrigenes pode te ajudar.

Você é apaixonada pelos cuidados do skin care? A versatilidade dessa vitamina é capaz de atingir sua rotina de beleza. Suas ações antioxidantes e seu auxílio na manutenção da pele fazem toda a diferença para te deixar ainda mais saudável e bonita.

Além de todos os benefícios para o sistema digestivo, o bom funcionamento do corpo e para uma pele ainda mais saudável, as possibilidades da vitamina B3 chegam em outro importante fator. Ela pode contribuir fundamentalmente para as atividades do sistema cardiovascular e nervoso.

Cuidado: a falta de vitamina B3 pode ser um problema!

Com essa quantidade superior de benefícios, fica fácil de entender que uma deficiência muito severa da vitamina no organismo é capaz de causar grandes danos à saúde.

Preste atenção aos sinais e evite problemas que seriam facilmente solucionados com o consumo de um simples suplemento, por exemplo.

Língua inchada, vômitos e diarreias podem ser um aviso importante sobre alguma alteração digestiva no organismo. Outro problema, que aparece na pele, é a descamação, o aspecto craquelado e uma possível dermatite.

Benefícios referentes ao humor também são uma característica do nutriente, e a sua falta afeta esse aspecto do corpo. Confusão mental e desorientação, tremores e até mesmo uma simples dor de cabeça podem te avisar que algo está errado.

O consumo da vitamina, através de alimentos ou suplementos, pode ser uma medida preventiva para certas implicações, mas lembre-se sempre de procurar um médico caso você comece a sentir algo estranho acontecendo no seu corpo.

Agora ficou mais simples adicionar a vitamina ao seu dia a dia, seja por receitas deliciosas, preparadas sempre com um dos componentes que contém seus nutrientes, ou optando pela suplementação de confiança e qualidade que só a Nutrigenes pode te dar.

Confira em nosso site todos os nutrientes e vitaminas que oferecemos e descubra o prazer de se manter saudável e feliz diariamente. E para mais conteúdos como esse, não deixe de acompanhar nosso blog!

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