O poder da cúrcuma: veja as vantagens de suplementar

A cúrcuma ganhou muita fama nos últimos tempos, mas poucas pessoas conhecem as reais vantagens de adicionar a planta ao consumo cotidiano. Seu reconhecimento é mundial, e em muitas culturas ela é cultuada, principalmente, por seus benefícios medicinais, mas seu uso culinário também promete sabores intensamente únicos.

Adicionar a cúrmuca ao dia a dia é bem mais simples do que muitas pessoas pensam, pois ela possibilita diversas formas de consumo, você só precisa escolher o que mais se adapta à sua rotina. Seja em tempero de carnes, ou para uma suplementação de energia antes dos treinos, você pode escolher.

Uma das maiores vantagens dessa especiaria, além da fácil adaptação, é a sua lista de contraindicações, ou melhor, a falta dela! Ela não oferece restrições de uso, já que é um componente natural, os especialistas apenas recomendam um consumo diário de, no máximo, 10g de cúrcuma. 

Mas afina, o que é a cúrcurma?

O componente é uma planta da mesma família do gengibre, que se originou na Índia e no sudeste da Ásia. Ela é uma planta herbácea, e pode atingir até 150 centímetros, com folhas grandes, longas, e um odor muito característico que é, comumente, confundido com o açafrão.

A raiz oferece duas possibilidades de consumo, sendo elas fresco ou na preparação do extrato. No extrato, os rizomas da planta são fervidos e secos em forno quente, após isso, eles são moídos para obter-se a curcuma em pó. Essa é a forma mais comum de encontrar e consumir suas propriedades. 

A especiaria também é famosa por sua alta valorização, já que sendo uma planta completa, com folhas, extrato e caule, oferece muitas possibilidades de uso. O tempero para a cozinha é só uma parte da sua produção, ela também pode oferecer pigmento para diversos tecidos, óleos essenciais e até mesmo um substituto para as pastas de dente convencionais.

Principais benefícios da cúrcuma 

Não é segredo que a cúrcuma oferece propriedade imperdíveis para o organismo, mas não é apenas na suplementação que ela é uma ótima aliada, seu poder também pode ajudar a prevenir diversas doenças. 

A curcumina, um dos componentes da especiaria, oferece agentes que possuem proteção anti-inflamatórias, por exemplo. Ela é capaz de impedir que as moléculas do núcleo das células estimulem ações inflamatórias no corpo. Estudos recentes concluíram, inclusive, que ela oferece resultados efetivos contra várias doenças crônicas.

Além dessa função, a curcumina também atua como no crescimento de novos neurônios, o que influencia diretamente a eficácia do sistema cognitivo e também as funções de memória. O aumento da serotonina e da dopamina, que regulam humor, sono e apetite, também é atingido pelos benefícios da curcumina. 

Procurando um componente que possibilita uma melhora interna e externa no corpo? A cúrcuma também é perfeita para você. Ela é um dos elementos da natureza que mais estimulam as enzimas a produzir ações antioxidantes para quem escolher consumir suas propriedades. 

A saúde cardíaca também é beneficiada pela introdução da cúrcuma na alimentação, já que suas propriedades ajudam a manter os revestimentos dos vasos sanguíneos saudáveis. Ela atua, na regulação da pressão arterial e na coagulação. Apesar de recentes, alguns estudos também apontam a cúrcuma como um agente anticancerígeno.

Vantagens de escolher o suplemento de cúrcuma

Como já comentamos, existem duas formas de consumo das propriedades da cúrcuma. E apesar da possibilidade de usar a especiaria pura, a forma mais convencional é a do extrato, retirada através de um processo que a transforma em um pó com cor e cheiro muito característico.

O problema do consumo da cúrcuma em pó se encontra, principalmente, no fato de que o material encontrado em mercados mais comuns nem sempre são confiáveis. Muitas vezes elas podem oscilar de uma marca para outra, tanto no sabor, quanto na cor, o que denuncia procedência duvidosa.

Os suplementos de cúrcuma surgiram exatamente para eliminar esse problema, já que eles são feitos de forma concentrada e podem conter uma substância mais pura e próxima da real. Além, é claro, de levar seus benefícios para quem não é muito fã do seu perfume e do seu gosto muito acentuado. 

A praticidade também é um fator que precisamos levar em conta quando ponderamos o uso das cápsulas de cúrcuma, já que elas podem ser tomadas em qualquer lugar, e exigem apenas um copo de água para acompanhar. A especiaria em pó exige mais tempo e adaptação, já que só pode ser consumida no meio dos alimentos. 

Suplementar sua alimentação com os benefícios da cúrcuma é uma vantagem para todos os aspectos do seu dia a dia. Além de trabalhar na prevenção de diversas doenças, melhorar o aspecto e a textura da pele e ajudar na melhora de várias questões inflamatórias, ela ainda é capaz de elevar a energia do seu corpo e a potência da sua mente.

O uso constante dessa especiaria agora ficou prático e versátil, você não tem mais desculpas para não adicioná-la a sua rotina. Duas pílulas durante o dia, sempre antes das refeições e acompanhadas de um copo de água já são suficientes para proporcionar muita melhora na sua saúde.

Gostou da dica? Aqui no nosso blog estamos sempre compartilhando as melhores opções para sua saúde e bem estar. Conheça mais sobre nossos produtos e seus benefícios acessando no site. Nós vemos no próximo post! 

Assine nossa newsletter para receber dicas, informações, vídeos e entrevistas diretamente em seu email!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *