horta com placa dizendo "área tratada com agrotóxicos" - Nutrigenes

Perigo à mesa: brasileiro consome 5,2 litros de veneno por ano

Inúmeros são os alertas com base científica relacionando o consumo de pesticidas ao aumenta do risco de infertilidade, doenças na tireoide, no coração, no pulmão, alergias, Mal de Parkinson entre outras doenças.

Pela primeira vez, o governo federal avalia o risco dos agrotóxicos e pesticidas contidos nos alimentos. O estudo foi feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e foram analisadas 12.051 amostras em 27 estados do Brasil e no Distrito Federal.

A intenção do estudo é identificar irregularidades quanto ao risco agudo do consumo de alimentos produzidos com agrotóxicos.  Foram monitorados 25 tipos de alimentos entre cereais, leguminosas, frutas, hortaliças e raízes. O abacaxi lidera em quantidade de veneno.

O risco está relacionado às intoxicações que podem ocorrer dentro de um período de 24 horas após o consumo do alimento. Na Europa, Estados Unidos e Canadá esse tipo de análise já é rotina.

Pior do ranking

O governo federal só agora se atentou para o risco do consumo de alimentos envenenados, mas há décadas, o Brasil aparece no ranking mundial do uso de agrotóxicos, além de manter na lista de venenos permitidos, substâncias há muito tempo proibidas em outros países.

De acordo com a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, entidade que atua em defesa da agricultura orgânica, cada brasileiro ingere pelo menos 5,2 litros de veneno por ano na alimnentação.

Ainda é raro encontrar frutas, verduras e legumes orgânicos;  livres de contaminação. Mas já existem iniciativas como feiras e alguns estabelecimentos que trabalham apenas com produtos livres de veneno.  Observa-se também que as pessoas voltaram a se preocupar em produzir os próprios alimentos ou procuram recorrer a pequenos produtores onde o uso de agrotóxico é reduzido.

Receita para alimentos mais limpos
Para cada litro de água use uma colher de bicarbonato de sódio e uma de vinagre de maçã. Deixe frutas e verduras de molho por pelo menos 15 minutos. Em seguida, lave em água corrente. Tempere e sirva.

Assine nossa newsletter para receber dicas, informações, vídeos e entrevistas diretamente em seu email!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.