Cápsulas de ômega 3 congela e não congelada

Ômega 3 congela? Saiba mais sobre a pureza do Ômega 3 e não seja enganado!

Ômega 3 puro congela?

Fui atrás da verdade sobre este assunto e posso assegurar: É UM MITO!

Não é de hoje que testes caseiros prometem comprovar se um produto tem qualidade ou não. De uns tempos para cá, foi a vez do Ômega 3 entrar na mira desses “experimentos” que muitas vezes são pouco científicos. Na internet, vídeos e textos publicados em blogs e sites afirmam que “se o Ômega 3 for 100% puro, ele não congela”.

Mário dos Anjos Neto Filho é mestre e doutor em Farmacologia. Ele se formou pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). O especialista explica que todas as substâncias químicas, sejam elas naturais ou artificiais, apresentam um ponto de fusão (passagem do estado sólido para o líquido). Elas têm também um ponto de ebulição (do estado líquido para o gasoso).

Com Ômega 3, não é diferente, na prática, quando o óleo presente na cápsula é exposto a uma temperatura abaixo dos -11ºC, ele irá congelar com o passar do tempo, mesmo que seja puríssimo!

Além disso, também é preciso diferenciar o freezer do congelador doméstico. E a razão é simples. Eles apresentam capacidades de refrigeração bem diferentes. O congelador chega a uma temperatura que fica, em média, em -6ºC. Já o freezer é muito mais potente, chegando a temperaturas na casa dos -20°C.

Dessa maneira, a mesma cápsula de Ômega 3 puro que permanecerá líquida se depositada no congelador, irá congelar se for colocada no freezer.

O Ômega 3 impede o salmão de ser congelado nas águas frias?

Ômega 3 nas colheres - Nutrigenes

Não somente o Ômega 3, existem também outros elementos que colaboram.

Um argumento é que o Ômega 3 impede o salmão de ser congelado nas águas frias e profundas dos polos. É preciso esclarecer que, apesar das temperaturas chegarem a -65°C nas geleiras, nos mares ela geralmente fica em torno de -1,9ºC.

Os ácidos graxos poli-insaturados, a exemplo do Ômega 3, fazem parte dos recursos adotados pela natureza para que esses peixes não congelem. Afinal de contas, o Ômega 3 “resiste” na forma líquida até aproximadamente -11ºC, enquanto as gorduras (ácidos graxos saturados) podem ser sólidas já aos 20ºC.

Entretanto, é necessário frisar que o Ômega 3 é somente um dos elementos que ajudam a evitar que os peixes polares congelem. Essas espécies contam ainda, por exemplo, com proteínas anticongelantes presentes em seus fluidos corporais. Trata-se de um recurso disponível em muitos outros animais, como aranhas e insetos, que suportam temperaturas abaixo de -15ºC.

Diante dessas explicações, não restam dúvidas. Observar se o Ômega 3 congela não é um teste de pureza eficaz. Somente um Ômega 3 100% puro é capaz de garantir os melhores resultados para a saúde e qualidade de vida. Mas, para atestar a qualidade deste produto não há fórmula mágica. Existem testes laboratoriais específicos. Eles seguem rigorosos processos científicos.

Como saber se o Ômega 3 é puro?

Cápsulas de ômega 3 na mão de uma mulher - Ômega 3 Nutrigenes

Para saber se o Ômega 3 que você está consumindo é puro, a alternativa mais segura é solicitar o laudo de pureza do produto.

A pureza do Ômega 3 da NutriGenes, é comprovada. É o que aponta a Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Departamento de Química. Tratam-se de vários testes em amostras diferentes que comprovam a autenticidade do produto.

Portanto, quando for comprar Ômega 3, considere conhecer nosso produto. Isso porque além de ter a qualidade e pureza comprovadas, ele tem melhor custo-benefício, e componentes de mais alta qualidade. Confira aqui!

Assine nossa newsletter para receber dicas, informações, vídeos e entrevistas diretamente em seu email!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *