O que é Matcha e quais são seus benefícios?

O nome é um tanto estranho, mas o Matcha tem conquistado o mercado e se tornado cada vez mais conhecido entre as pessoas, já que os seus efeitos para a saúde são muito benéficos, principalmente para quem tem tendência para engordar e luta contra a balança. Mas o que é, de fato, o Matcha?

Vamos esclarecer tudo o que esse incrível produto pode fazer pela sua saúde!

Afinal, o que é Matcha?

O Matcha é, na verdade, o chá verde em outra forma, no caso em pó.  O hábito de tomar chá, aqui no Brasil, é muito associado ao uso medicinal ou, como em países orientais e até mesmo países europeus, é visto como uma bebida social, sendo uma ótima alternativa para substituir os nossos cafezinhos de todos os dias.

O Matcha é extraído da planta Camellia Sinensis, a mesma de que é extraído o chá verde, famoso nas cerimônias do chá ocorridas no Japão. Apesar de serem tirados da mesma erva, o Matcha tem princípios ativos mais poderosos do que o chá verde.

Isso acontece por causa da sua linha de produção, ele é colhido e moído em processos especiais. Por isso, aqui no Brasil, o uso do chá tem se popularizado de forma intensa, sobretudo associado à saúde, já que se trata de um potente termogênico e antioxidante que traz inúmeros benefícios para o nosso organismo.

Vamos conhecê-lo, então?

Quais são os benefícios do matcha?

O Matcha é majoritariamente consumido por quem quer emagrecer. Seu efeito termogênico faz com que o metabolismo seja acelerado resultando em um potencial de queima de gordura muito maior, inclusive, maior do que o chá verde, que é bem famoso por cumprir essa função.

E não é só isso, o Matcha funciona como chá detox, graças ao alto poder diurético da erva, além de ser utilizada, também, para diminuição da ansiedade, por conter um princípio ativo que age junto com a cafeína, causando relaxamento sem provocar sonolência. Ou seja, é ideal para quem faz exercícios e quer acelerar a perda de peso.

A erva é rica em polifenóis, substâncias conhecidas pelo grande poder antioxidante, que auxilia a retardar o envelhecimento das células. Estudos apontam, ainda, que o uso do matcha pode combater hipertensão, úlceras, espasmos musculares, apatia, alguns tipos de infecções bacterianas leves e bloquear a replicação do vírus Influenza Humano tipo A e HIN1.

Mas o que é preciso saber para começar a consumir o Matcha? Vamos lá!

Quando e como consumir o matcha?

Primeiramente, é preciso ressaltar que o Matcha não deve ser consumido nos períodos próximos às refeições, pois pode diminuir a absorção de ferro e cálcio dos alimentos no organismo.

O chá também não deve ser ingerido em excesso, caso contrário, é possível que você tenha alguns efeitos colaterais, como dores no estômago e na cabeça, assim como diarreia e oscilações de humor.

Ter a medida correta é o ideal, para que você consiga aproveitar os benefícios da erva sem que ela te faça mal. A quantidade indicada para consumo é de 15 a 20 gramas por dia, de preferência entre os intervalos sem comer.

Além do chá, o Matcha é encontrado na versão instantânea, e é bem simples para preparar. Você pode incluir o produto na sua rotina, adicionando-o em alguns alimentos, como um iogurte ou um shake.

Se você não tem muito gosto por chá ou deseja algo rápido e prático para o dia a dia, sem dúvidas, a forma instantânea é a melhor opção, especialmente se quiser emagrecer. Não perca mais tempo e adicione o Matcha na sua rotina!

Gostou do post? Esteja sempre ligado (a) no blog da Nutrigenes e tenha acesso aos melhores conteúdos de saúde sempre!

Confira no vídeo a seguir mais informações sobre o Matcha:

Assine nossa newsletter para receber dicas, informações, vídeos e entrevistas diretamente em seu email!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *