Minerais: você se preocupa com a ingestão diária deles?

O nosso organismo dá sinais que podem indicar a falta desses nutrientes: problemas digestivos, infecções e viroses frequentes, fadiga crônica (cansaço contínuo), dores de cabeça, irritabilidade, variações de humor, etc. Se você tem apresentado alguns desses sintomas convém prestar atenção à sua alimentação. E também se perguntar: será que estou ingerindo minerais adequadamente?

Alguns são necessários em grandes quantidades diárias como cálcio, sódio, fósforo, potássio, magnésio, enxofre, etc, sendo chamados de macrominerais. De outros – denominados microminerais – precisamos apenas de pequenas quantidades (miligramas ou microgramas): ferro, cobre, zinco, cobalto, manganês, iodo, molibdênio, selênio, etc .

Hoje a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece a importância de 18 minerais considerados essenciais para que sejamos mais saudáveis. Dentre eles, podemos citar: selênio, iodo, zinco, cálcio, ferro, magnésio, etc.

Os minerais tem atuação na formação dos ossos e dentes, nas atividades musculares, nos impulsos nervosos, dos tecidos corporais, no combate aos radicais livres que causam o envelhecimento, nas atividades intestinais, no fortalecimento do sistema imunológico, etc.

Por serem substâncias inorgânicas (não podem ser produzidos pelo organismo), a única forma de obtenção deles é por meio dos alimentos e da suplementação nutricional.

Devido aos nossos maus hábitos diários, com alimentação escassa de nutrientes e rica em calorias, quase sempre esses níveis de minerais em nosso corpo estão em desequilíbrio, causando-nos doenças. O aconselhável, então, é investir em suplementação nutricional para que esses nutrientes não faltem em nosso organismo.

Clique no link abaixo para saber mais sobre benefícios e fontes de alguns deles.
http://www4.faac.unesp.br/pesquisa/nos/bom_apetite/tabelas/sai_min.htm

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