Colágeno para pele: descubra a melhor opção!

Considerada uma das substâncias mais benéficas para diferentes partes do corpo, o colágeno oferece atributos capazes de melhorar a saúde da pele, das unhas, dos cabelos e até mesmo das articulações. Porém, se você anda se perguntando qual o melhor colágeno para pele, saiba que a resposta nem sempre é tão simples!

As evidências científicas, em torno das possibilidades de suplementação do colágeno,  chamam atenção de quem não dispensa produtos naturais para cuidar da beleza. A procura pela substância aumentou e junto com a demanda, muitas empresas começaram a oferecer inúmeras soluções para a dose diária de colágeno.

O nutriente, que até pouco tempo, se limitava a cápsulas e sachês, agora pode ser encontrado em balas, snacks, barras de cereal e muito mais. E a pergunta que não quer calar surge novamente: qual é a melhor opção? Antes de apostar nas cápsulas, ou no colágeno em pó, venha conferir as dicas da Nutrigenes!

O melhor colágeno para pele: conheça as variações

Descobriu o poder do colágeno a pouco tempo? Uma rápida análise de produtos disponíveis em sites e farmácias deixa claro que existem diferentes tipos dessa mesma substância. Cada uma das 2 principais variações do colágeno oferecem benefícios diferentes, por isso, é importante conhecê-las antes de escolher a melhor para sua pele. 

O colágeno tipo 2 trabalha em parceria com o sistema imunológico e reforça a cartilagem das articulações. Por manter as proteínas do corpo intactas, a melhor forma de absorver todo o  potencial dessa substância hidrolisada são as cápsulas, já que elas oferecem praticidade e saúde em uma rotina atribulada.

Já o colágeno hidrolisado é a opção mais indicada para aprimorar a saúde da pele, dos fios de cabelo e da resistência das unhas. Mesmo que essa variação seja encontrada em alimentos, a quantidade não é suficiente, por isso a suplementação é muito recomendada para garantir resultados positivos.

Cada colágeno no seu quadrado!

Agora que você já conhece as variações disponíveis no mercado, é importante alinhar suas expectativas com as possibilidades que cada colágeno é capaz de oferecer no cotidiano. Seja nos cuidados de beleza, ou nas questões mais profundas do corpo, a substância é indispensável para sua saúde.

As rugas são uma questão delicada para muitas mulheres, e com o envelhecimento, o surgimento de linhas de expressão é constante. Para cuidados da pele no geral, tanto no rosto, em celulites por todo o corpo, ou até mesmo na temida flacidez, o colágeno hidrolisado oferece contribuições incríveis para uma pele macia e elástica na medida certa. 

Assim como os sinais da pele, os problemas com articulações costumam ser evidenciados com o passar dos anos. Na manutenção da rotina saudável e da qualidade de vida em qualquer idade, o colágeno tipo 2 é o mais indicado, pois tem a proteína pura em sua fórmula, algo essencial para a regeneração, o alívio de dores e inflamações.

Para além de benefícios pontuais, as variações de colágeno também são capazes de oferecer transformações em outros aspectos do corpo. O ganho de massa muscular, ou massa magra, que o colágeno potencializa no corpo é perfeito para quem busca tonificar e modelar as formas com uma alternativa saudável. 

O período da menopausa provoca uma queda natural dos hormônios, e por consequência, a densidade óssea e o equilíbrio do corpo são afetados. Para evitar fraturas e diminuição da massa muscular, os tipos de colágeno devem ser adicionados ao cardápio do dia a dia, onde ele será entendido como uma proteína de manutenção.

O envelhecimento vem acompanhado de sabedoria e apreço pela vida, mas a terceira idade também chega com sinais físicos da passagem do tempo. A sarcopenia é uma dessas condições que se apresenta, principalmente, na perda natural dos músculos, mas não se preocupe, o colágeno também é uma ótima opção para ser adicionada ao tratamento. 

A melhor opção para sua pele: cápsulas ou em pó?!

Como podemos perceber, o colágeno oferece efeitos em diferentes aspectos da saúde do corpo. A proteína age com força e sustentação nas células da pele, das unhas, do cabelo e nos músculos. E, mesmo que ela seja produzida pelo próprio organismo, a dose indicada de colágeno para seu corpo só pode ser adquirida com a suplementação.

Com o avanço da idade, a síntese e a produção de colágeno é reduzida, e para os homens e mulheres, esse se torna um momento de dúvida: qual a melhor forma de apostar na suplementação de colágeno? Cápsula ou em pó? E a real resposta para essa questão não é exata.

Na prática, o colágeno pode ser utilizado em pó ou em cápsulas, já que, independente da sua forma física, os benefícios da substância são imutáveis. A diferença dos dois formatos está na concentração do produto, mas com um ajuste rápido de quantidade, esse se torna um ponto banal para os resultados.

O principal critério de escolha é sua rotina, e o formato que mais se adapta a ela. Os dias estão corridos, e a maioria das refeições são realizadas fora de casa? As cápsulas são práticas e fáceis de carregar. Agora, se sua agenda permite alguns intervalos para lanches mais tranquilos durante o dia, o colágeno em pó é perfeito para sucos, leites e iogurte. 

As dúvidas são naturais na primeira suplementação de colágeno, principalmente quanto a forma mais eficaz de consumo da substância. Mas não precisa ficar preocupada, a forma mais correta de consumir colágeno vai ser sempre aquela que se adapta ao seu dia a dia e as necessidades de mudança.

Gostou das dicas? Lembre-se de consultar seu médico antes de começar a suplementação, e não se esqueça de conferir outras novidades para a sua saúde aqui no blog da Nutrigenes!

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