L-Triptofano ou Melatonina para dormir? Entenda a relação entre esses elementos!

U+2190.svg Clique no botão ao lado para ouvir todo o texto!

A melatonina já esteve (e ainda está) em alta nas mídias sociais, houve uma grande procura por este hormônio do sono quando estudos começaram a ser amplamente divulgados em blogs que tratavam de assuntos relacionados à saúde, contudo, por se tratar de um hormônio e não de uma vitamina ou um mineral, os suplementos de melatonina foram proibidos em nosso país pela Justiça Brasileira, isso por que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)  não tinha meios para controlar e provar que é seguro consumir este hormônio como suplemento por conta própria.

Sendo assim, este hormônio só pode ser adquirido perante prescrição médica e os especialistas só receitam a melatonina em alguns casos específicos, como para tratamento de pacientes com Alzheimer, com espectro de autismo ou com distúrbio metabólico ou crônico do sono. Mas, se você está se perguntando: “Por que estamos te contando isso e o que isso tem a ver com L-Triptofano?”. Bom, vamos explicar melhor para que você compreenda qual é a relação entre o L-Triptofano e a Melatonina. Acompanhe!

 

Afinal, o que é melatonina e qual a sua função?

Você já deve ter ouvido sobre os benefícios da melatonina para dormir, não é mesmo? Porém, como estávamos explicando, não é tão simples assim conseguir este hormônio em cápsulas para consumo diário aqui no Brasil, por conta da falta de fiscalização e controle, por conta dos órgãos responsáveis e até mesmo pelo que aponta a sociedade médica no país, que quase sempre indicam outros caminhos e medicamentos para um paciente que chega a um consultório se queixando de problemas constantes para dormir.

Também não é nem um pouco seguro adquirir este tipo de hormônio com uma procedência duvidosa, até mesmo por que se a Anvisa não tem o controle sobre as marcas que comercializam este hormônio em cápsulas, consumi-los pode ser um risco sério para a sua saúde, mesmo que consiga o produto de forma clandestina. Lembre-se: quando se trata da sua saúde todo cuidado é pouco!

Na verdade, a Melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso organismo. Ela é produzida, mais especificamente, pela glândula pineal, que é uma glândula presente no cérebro de todos os animais, responsável por produzir a melatonina, que é fundamental para regular os ciclos do sono.

Ou seja, quando estamos com os níveis de melatonina regulados em nosso corpo, conseguimos dormir melhor e também ter horários biológicos diários, que fazem com que consigamos ter uma rotina de descanso satisfatória. Além disso, a Melatonina também tem outras propriedades, como atuar como um anti-inflamatório natural e auxiliar no sistema autoimune.

 

E com relação ao L-Triptofano, o que devemos saber?

O L-Triptofano pode ser considerado como o precursor da Melatonina, isso por que se trata de um dos aminoácidos classificados como essenciais para o nosso organismo. O nosso corpo tem a capacidade de converter o aminoácido L-Triptofano em melatonina e serotonina, que são neurotransmissores que atuam no cérebro, induzindo ao sono.

Por isso, pode-se afirmar que este importante aminoácido pode ser um elemento fundamental para as pessoas que relatam ter problemas constantes para dormir satisfatoriamente. E o melhor é que não existe nenhuma restrição ou alerta com relação ao L-Triptofano, já que é um aminoácido amplamente estudado e conhecido pela ciência e já está mais do que provado que é um elemento fundamental para o organismo humano.

Apesar do Triptofano também estar presente em alimentos que você encontra facilmente no mercado e, possivelmente, você já consuma em sua dieta, como leite, ovos, frutas, queijos, nozes e carne bovina, nem sempre o organismo consegue absorver as quantidades de Triptofano adequadas para termos um sono, verdadeiramente, satisfatório.

Por isso, muitas vezes, é preciso recorrer aos suplementos que contenham o L-Triptofano para atingir os níveis corretos de Melatonina e Serotonina para que seu corpo relaxe e entre em uma rotina com um ciclo de sono que fará com que você tenha mais qualidade de vida em seu dia a dia. Por isso, nós, da NutriGenes, estamos aqui para te apresentar o nosso novo lançamento: O Melatozen!

 

O que é o Melatozen?

O Melatozen é um suplemento desenvolvido pela NutriGenes que combina Vitamina B6, Niacina, Magnésio e o L-Triptofano. O magnésio, por exemplo, é um mineral que abordamos amplamente aqui em nosso blog e já foi comprovado que ele é essencial para nosso organismo, trazendo inúmeros benefícios, como tratamento de hipertensão, além de regular níveis de açúcar em nosso sangue e auxiliar no relaxamento dos músculos, o que também auxilia na regulação do sono.

A Niacina também é muito importante, pois reduz o risco de doenças cardiovasculares, auxilia a tratar a diabetes e mantém a pele e as unhas saudáveis. A vitamina B6 também complementa todos estes benefícios, além de atuar fortalecendo o sistema autoimune. Junto com o L-Triptofano, estas vitaminas e minerais compõem o Melatozen, que é um suplemento completo, capaz de te ajudar tanto a dormir melhor, quanto a ter mais disposição durante o dia, já que você conseguirá descansar o corpo e a mente durante a noite.

A NutriGenes tem tradição e confiança no mercado de suplementos, por isso, você pode confiar em todos os nossos produtos.

Você precisa dormir melhor? Quer ter mais qualidade de vida? Acesse a nossa loja e confira agora!

Assine nossa newsletter para receber dicas, informações, vídeos e entrevistas diretamente em seu email!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *