Frutas que ajudam a emagrecer: sem mistério!

Uma das particularidades do ser humano é nunca se satisfazer. Graças a isso, temos muitas das tecnologias e facilidades atuais. Porém, quando o assunto é saúde, o natural tende a se sobressair.

Pensar nas frutas que ajudam a emagrecer é um sinal de que você não só busca pelo seu corpo dos sonhos, mas também se preocupa com a sua saúde.

Mudar os hábitos alimentares pode parecer muito difícil no começo, mas esse desafio vale todo o esforço. Acrescentar as frutas no cardápio torna todo o processo mais agradável e o objetivo de perda de peso cada vez mais próximo.

Pensando nisso, elencamos as principais frutas para emagrecer e pontuamos algumas estratégias para te ajudar a inserir essas delícias no seu dia a dia. Vamos conferir?

Como escolher as frutas que ajudam a emagrecer?

Para saber quais são as melhores frutas para consumir quando está em dieta, você precisa prestar atenção a algumas propriedades desses alimentos. Assim, é possível selecionar os melhores e, se necessário, adaptá-los ou trocá-los por semelhantes que agradem seu paladar.

Vejamos, então, quais são esses fatores determinantes.

  • Calorias

Quando você inicia uma dieta, é importante contar sempre com o acompanhamento de um profissional. Essa pessoa vai preparar um cardápio específico, que atenda aos seus objetivos. Porém, uma coisa comum a todas as dietas é que delimitam uma quantidade de calorias.

Mas, afinal, o que são as calorias? Esse termo é o que indica a energia que os alimentos entregam para o organismo. Quando o objetivo é emagrecer, é preciso atentar-se para a quantidade de calorias ingeridas e o valor estabelecido estabelecido em sua dieta.

Por conta disso, você deve sempre saber as calorias de um alimento e com as frutas não seria diferente. A conta é simples: ou você come poucos alimentos muito calóricos ou muitos alimentos pouco calóricos para se manter na dieta.

Algumas frutas têm o índice calórico maior do que outras, um fator importante na hora de selecionar as melhores. No entanto, esse algoritmo não deve ser o único fator a ser considerado nessa conta.

  • Nutrientes

As propriedades nutritivas das frutas também fazem muita diferença no momento de determinar qual auxilia no emagrecimento ou não.

Como esses alimentos têm baixo teor calórico de certa forma, o consumo deles permite uma maior ingestão das vitaminas e minerais necessárias para uma boa qualidade de vida.

Nesse sentido, é preciso tomar cuidado para não consumir exageradamente um determinado nutriente em detrimento de outro, ficando com um déficit alimentar. Nessas situações, você tem a opção de ingerir algum suplemento vitamínico.

As frutas alaranjadas e avermelhadas contam com bastante vitamina C, um ótimo componente para acelerar o metabolismo e ainda auxiliar na queima de gorduras.

A fibra também é um nutriente importante no auxílio da perda de peso, pois os alimentos com grande quantidade de fibra demoram mais para serem digeridos, consequentemente, leva mais tempo para você sentir fome de novo e regula seu sistema digestivo.

As frutas com bastante água também são muito indicadas nesse processo, porque mantém a hidratação do corpo, além de diminuir o inchaço, o que já auxilia na perda de peso e de medidas.

  • Propriedades especiais

Algumas frutas contam, ainda, com propriedades especiais além dos nutrientes que carregam em sua composição. Essas características vão te levar mais rapidamente até a meta estabelecida.

Uma delas é o fator antioxidante. Frutas com essa especificidade colaboram com a desintoxicação do organismo e, como consequência, você fica com a pele mais saudável e bonita.

Outra propriedade especial é a ação diurética. Os alimentos diuréticos têm bastante água em sua estrutura e auxiliam na eliminação do sódio do corpo – contribuindo para o alívio da pressão arterial – e a diminuir o inchaço.

5 frutas que auxiliam o emagrecimento

Agora que já apontamos algumas características chave para você considerar quando for inserir frutas na sua dieta, que tal falarmos sobre as frutas que melhor compreendem esses elementos? Vamos lá!

  • Maçã

A maçã é rica em antioxidantes, auxiliando na desintoxicação do corpo. Ela é uma ótima opção de substituição para quando temos aquela vontade enorme de comer um doce. Misture com um pouco de canela e tenha um lanche delicioso e saudável!

  • Limão

O limão não pode faltar na sua dieta. Essa fruta tem muita vitamina C, ação diurética e poder antioxidante. Além disso, estudos mostram que a ingestão de meio limão em 200ml de água em jejum pela manhã podem amenizar os efeitos da gastrite.

  • Abacaxi

O abacaxi é rico em água e vitamina C. Assim ele ajuda a diminuir a retenção de líquidos, diminuindo o inchaço. Mas lembre-se: é bem melhor comer a fruta toda do que tomar só o suco – mas de vez em quando pode ceder a essa delícia refrescante também!

  • Mamão

O mamão é excelente para o emagrecimento. Ele é popularmente conhecido por auxiliar na digestão e na prisão de ventre, isso porque é rico em fibras. Além disso pode ajudar a controlar a diabetes e amenizar os desconfortos da gastrite também.

  • Banana

A banana é outra opção para saciar o desejo pelo açúcar. Como é uma fruta mais pesada, é muito indicada para pré-treino, pois fornece bastante calorias, o que é sinônimo de energia a ser gasta. Por ser prática, fica fácil de garantir o lanche saudável em qualquer lugar.

A partir de agora, você não tem mais desculpas para não adicionar as frutas na sua dieta. Aproveite para alcançar o corpo desejado de forma gostosa e sem deixar a saúde de lado.

Pensando no seu bem-estar, a NutriGenes tem uma seção inteira de complementos vitamínicos para você emagrecer com saúde. Entre no site e confira! Até o próximo post!

Assine nossa newsletter para receber dicas, informações, vídeos e entrevistas diretamente em seu email!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *