Evite problemas de memória com dicas simples da Nutrigenes

As falhas de memória podem ser ocasionadas por diversos tipos de problemas. Mas, de forma geral, pessoas que sofrem com essa situação costumam acumular chateações. Portanto, se você deseja saber como prevenir os problemas de memória, continue a leitura!

Se você constantemente passa por situações como: esquecer onde deixou as chaves do carro, onde está aquele livro que você começou a ler , ou até quais são os números dos seus documentos, você entende o quanto pequenos lapsos de memória são assustadores.

Apesar de termos um cenário bastante romantizado, principalmente por filmes e novelas, a perda de memória é um problema grave e muito preocupante. Ele requer cuidados especiais e pode ser evitado quando bem tratado.

O que pode causar perda de memória?

O estresse, falhas nutricionais, noites mal dormidas, problemas hormonais e a ansiedade são fatores conhecidos como grande propulsores das falhas de memória. Além disso, pessoas com mais de sessenta anos costumam ter mais problemas para deter grandes quantidades de informações.

Pensando em te ajudar nessa situação, a Nutrigenes separou algumas dicas de atividades e hábitos básicos que podem diminuir a ocorrência desse tipo de situação. Continue a leitura desse post e anote cada uma delas.

Nem tudo precisa ser lembrado!

Não exija demais de si mesmo. Todos os dias nossos cérebro recebe, processa e recicla milhões de nossos pensamentos e gera bilhões de memórias. De fato, nem tudo precisa ser lembrado. Devemos nos atentar as diferenças entre a memória recente e de longo prazo.

Quanto mais informações desnecessárias nós armazenamos em nosso cérebro, mais difícil será selecionar o que é realmente importante. Ou, também pode acontecer o contrário, seu cérebro pode simplesmente apagar algumas informações triviais, coisas do dia a dia.

Mas fique tranquilo porque as memórias que serão armazenadas por longo prazo são aquelas que voltamos recorrentemente, ou que utilizamos todos os dias, sendo assim, elas devem ser preservadas.

Leia mais: 6 vitaminas que ajudam na prevenção da saúde mental.

Como melhorar a memória? Veja nossas dicas!

Que tal começar hoje mesmo a colocar em prática algumas estratégias que podem turbinar seu cérebro e diminuir seus lapsos de memória? Basta algumas mudanças de hábito para que isso aconteça.

  • Tenha um sono saudável: durma de 6 a 8 horas por dia

Dormir bem é essencial, não apenas para a memória, mas para qualquer tipo de problema de saúde relacionado ao bem estar. Dormir pelo menos 6 horas por dia é o suficiente para muita gente, mas em muitos casos são necessárias em média 8 horas de sono.

Manter esse hábito como uma prioridade em seu dia a dia é uma atitude primordial para que o cérebro consiga consolidar todo o dia com propriedade, sem grandes esforços, sem que seja preciso colocar seu corpo para trabalhar de forma exaustiva.

Para ler dicas de como dormir melhor leia esse post: Fuja da insônia: conheça nutrientes para dormir melhor.

  • Entenda a influência do estresse e da ansiedade

Doenças como o estresse, a ansiedade e até a depressão não costumam receber a atenção devida. Muitas pessoas não entendem o quanto elas podem influenciar de forma negativa em todas as esferas da saúde.

Inclusive, podem interferir de maneira muito considerável na memória. Isso porque essas doenças deixam o cérebro cansado, em confusão e o força a produzir hormônios como o cortisol e a adrenalina, que também interferem no acesso do cérebro às memórias.

Por isso, tratar qualquer indício de estresse, ansiedade e depressão é um dos primeiros passos para prevenir problemas de memória. Para isso, além de procurar um profissional, você também pode praticar exercícios, fazer yoga ou encontrar um novo hobby.

Para ler mais sobre isso, você pode acessar esse post: Tipos de depressão: entenda mais sobre a doença!

  • Faça a reposição de vitaminas e tenha uma alimentação saudável

A falta de nutrientes inibe o bom funcionamento da memória. Para que isso não aconteça, é preciso manter uma alimentação saudável, diminuir produtos industrializados, comer da forma mais natural e nutritiva possível.

As vitaminas A, C, D, E, as do complexo B ( B1, B6, B9 e B12) e o Ômega 3 são fundamentais para que o organismo mantenha uma memória saudável. No entanto, muitas vezes, durante as rotinas corridas do dia a dia a alimentação fica em segundo plano.

Felizmente, essas vitaminas podem ser reabastecidas por meio da suplementação vitamínica. Elas podem ser ingeridas por meio de cápsulas, que ajudam a tratar a falta de nutrientes, consequentemente, diminuindo os problemas de memória.

Aqui na Nutrigenes você encontra todas as vitaminas que precisa para impulsionar sua memória, além de muitas outras possibilidades desenvolvidas para fortalecê-la e evitar esse tipo de problema.

E então, gostou do post? Com essas dicas, fica ainda mais fácil deixar seus problemas de memória no passado, até que você já não se lembre mais deles. Continue acompanhando nosso blog, por aqui, sempre trazemos dicas e sugestões para melhorar sua saúde, bem estar e qualidade de vida.

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