Pessoa com dor no joelho

Deficiência de Cálcio? O que é importante saber!

O Cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano. 70% de nossos ossos são compostos de cálcio. Essa quantidade massiva não está relegada apenas aos ossos. Ele também tem um papel importante no sistema circulatório e na flexibilidade muscular.

Minerais são componentes que ainda estão envoltos em alguns mistérios sobre sua interação com o corpo humano. Além de deficiências congênitas e consumo insuficiente, outras propriedades podem reagir com o cálcio e restringir progressivamente sua absorção pelo corpo, sejam remédios ou outros minerais e vitaminas.

Dada a sua importância fundamental para a manutenção da estrutura óssea, pressão arterial e sistema nervoso, o suprimento de cálcio deve manter níveis aceitáveis sempre.

Deficiência de Cálcio – Quais Os Principais Sintomas?

Idoso com dor nas costas

  • Dores fortes no pescoço e nas costas

Dores extenuantes sem fraturas ou choques podem indicar uma fragilização avançada na coluna vertebral. Uma vez que o cálcio está bem distribuído em diversas partes do organismo e a estrutura óssea e nervosa são relativamente resistentes. Esse tipo de manifestações pode demorar a ocorrer. Por isso, é importante atentar-se a outros sintomas que podem caracterizar sua carência:

  • Sensibilidade óssea e câimbras musculares

Um músculo ou osso sobrecarregado e mal “nutrido” fica frágil e suscetível à dores recorrentes. É importante prestar uma atenção especial caso a dor se manifeste nas coxas, panturrilhas e braços.

  • Problemas Dentários

Dores de dente, sensibilidade e infecções podem ser um indício importante, já que os dentes possuem um alto teor de cálcio em sua estrutura.

  • Apatia, confusão mental e irritabilidade

A oscilação de humor entre extremos e a sensação de confusão também podem ocorrer, uma vez que a falta de cálcio afeta o sistema nervoso.

  • Palpitações, aumento da pressão arterial

Outro fator que pode aumentar a sensação de confusão e ansiedade.

É possível constatar a deficiência de Cálcio através de um simples exame de sangue. Na iminência de sua carência, outros exames geralmente são imediatamente pedidos pelo médico. Entre eles, está a densitometria óssea. Ela é importante para medir a densidade óssea e poder antecipar um possível diagnóstico de osteoporose. São solicitados, ainda, outros exames que cruzem os sintomas com mais causas para ter um meio de ação amplo.

A deficiência de Cálcio prolongada pode acarretar em artrite crônica, problemas relacionados à circulação e quadros de ansiedade.

Como reverter a Deficiência de Cálcio?

Alimentos que ajudam a aumentar o calcio

Como falamos no início, a interação de alguns minerais com o corpo humano ainda é uma incógnita. Felizmente, ele é um mineral bem aproveitado pelo organismo. Mas para isso, é necessário que haja uma boa concentração de Vitamina D. O Cálcio é fortemente dependente dessa vitamina. Assim, o consumo de ambos precisa ser complementado.

Laticínios, feijão e folhas verde-escuro possuem alta concentração de cálcio. Mas, dada as particularidades de cada caso e as necessidades de absorção do Cálcio, é provável que seu médico lhe receite uma suplementação. Ela é bastante eficiente para repor os níveis do mineral.

O tipo de suplementação será relativo ao tipo de deficiência, sua origem e área a ser tratada;

Para casos de maior necessidade, como o da osteoporose, é importante associar outros minerais e vitaminas que viabilizam sua absorção pelo organismo de forma balanceada. Essa medida serve para evitar também um ocasional excesso onde faltar sua contrapartida metabólica (Kit Masculino, Kit Feminino).

Para problemas associados ao tripé Colesterol, Diabetes e Pressão Alta, sua associação com outro mineral importante para o metabolismo, o Magnésio, junto com vitaminas do espectro D e K podem ser a opção de seu médico.

Quando há um fim de menor gravidade, até para preservar a saúde estética e repor certas vitaminas e minerais importantes para esse fim, suplementos sintetizam também o princípio ativo do cálcio. Conheça o produto.

Em nosso site, temos alguns suplementos de minerais e vitaminas que podem ser os ideais para o seu problema de deficiência de cálcio!

Assine nossa newsletter para receber dicas, informações, vídeos e entrevistas diretamente em seu email!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *