Pessoa praticando taichi

Cuidar da mente faz bem ao coração

“Mente sã, corpo são”. O ditado é antigo, mas quando colocado em prática, os benefícios conquistados são bastante atuais. Ainda nos dias de hoje, especialistas ressaltam a importância da paz de espírito na busca pela qualidade de vida e para a saúde cardíaca.

Dr. Stephen Sinatra é um exemplo disso. Cardiologista norte-americano renomado, ele não tem dúvidas que cuidar da mente é um caminho indispensável para quem coloca a saúde do coração como prioridade.

Durante entrevista exclusiva que realizei com ele em Tampa, nos Estados Unidos, o assunto foi abordado. Segundo Dr. Stephen Sinatra, cuidar da mente é tão importante quanto realizar atividades físicas e como investir na suplementação.

“Para um médico, o que mais importa é salvar o paciente. Às vezes, para isso, será necessária uma cirurgia, às vezes de remédios tradicionais”, comenta ele.

“Porém, mas muitas vezes o paciente terá que mudar hábitos de vida. Adotar uma dieta saudável. Fazer exercícios. E, além disso, muitas vezes recorrer a atividades que acalmem a mente e coração, a exemplo de yoga e tai chi, ou qualquer coisa que leve a pessoas a ter um espírito calmo. Nesse pacote, recorrer a nutrientes importantes também entra na lista para salvar a vida de uma pessoa”, completa.

Tai chi

Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental (SBTCC) define o tai chi como uma arte marcial chinesa milenar que na atualidade, tem servido a todos como sistema integral de saúde.

A entidade ressalta que se trata de uma atividade de baixo impacto. Na prática, o método respeita os limites individuais. Assim, ele pode ser praticado por pessoas todas as idades, sem restrições.

Eficiente para incentivar a calma mental e proporcionar o equilíbrio emocional, o tai chi chuan oferece outros benefícios. Ele fortalece o sistema esquelético e muscular, melhora o sistema circulatório e endócrino. De acordo com a SBTCC, a prática ainda auxilia na produção de endorfinas promovendo a calma e a alegria de seus praticantes.

Assine nossa newsletter para receber dicas, informações, vídeos e entrevistas diretamente em seu email!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *