Óleo de cártamo: descubra tudo sobre ele e conheça seus benefícios

O avanço da medicina e da ciência tornou o autocuidado cada vez mais possível, se antes somente as pílulas e os cremes industrializados e caríssimos tinham vez no combate à problemas de saúde, atualmente, a medicina natural tem descoberto diversos compostos capazes de proporcionar uma infinidade de benefícios ao corpo e a mente humana. O óleo de cártamo é uma dessas descobertas do momento!

Para quem quer se cuidar e ainda prevenir inúmeras doenças a lista de remédios naturais e demais multivitamínicos é extensa e promete gerar muitos resultados. Nesse post te contaremos a verdade sobre o óleo de cártamo, quais são as suas comprovações, seus benefícios, se ela realmente auxilia o emagrecimento e todo o resto necessário para você saber se vale a pena ingerir essa composição. Continue conosco!

O óleo de cártamo é extraído da semente de uma planta denominada Carthamus Tinctorius L, o seu valor nutricional é alto e acabou popularizando no universo dos suplementos em cápsulas. Parente do girassol, essa planta é milenar, originada na Ásia elas já serviram até mesmo na produção de tinta.

Bom, uma notícia positiva sem dúvidas é que essa suplementação não possui sabor forte, podendo ser usada em diversas receitas, aquecida em alta temperatura sem correr o risco de alterar as suas propriedades. E não para por aí, em sua composição o óleo de cártamo possui altos teores de ômega 6 e ômega 9 que são riquíssimos para o organismo!

Controle do colesterol e ação antioxidante são algumas das outras ações do óleo em questão, auxiliam na obesidade, combate a diabetes e câncer de mama. Tudo isso não é baseado somente em achismo, estudos comprovam que óleo de cártamo é realmente muito rico e merece uma atenção especial daqueles que se preocupam com a saúde e desejam aumentar a qualidade de vida. Essa substância é realmente vantajosa, não é mesmo?

Afinal, para que serve o óleo de cártamo?

O óleo de cártamo se mostrou altamente eficiente, termogênico perfeito para os adeptos às práticas de atividade física, sobretudo os que desejam ganhar massa muscular, reduzir massa gorda e modelar o corpo.

Uma suplementação balanceada com esse óleo auxilia a produção e gasto de energia, os treinos se tornam muito mais potentes e intensos, proporcionando uma catabolização muito mais eficiente. Além de tudo isso, esse produto age na recuperação dos tecidos musculares durante o tempo de descanso do praticante, ele é mesmo muito completo!

Sendo assim, o óleo de cártamo é um amigo do emagrecimento! Em sua fabricação existem substâncias que colaboram com o metabolismo, redução de gordura abdominal e ainda é um antioxidante natural bastante funcional! Para aqueles que desejam potencializar e alcançar resultados nos treinos, o investimento nesse item se mostra essencial.

Mas ele não é útil só para os que desejam aumentar a performance nos treinos não, viu? Liberação de insulina, prevenção de doenças, redução de risco cardíaco, aumento de saciedade, redução de lipogênese, oxidação de gorduras livres são algumas das outras funcionalidades desse óleo. Quer conhecer os benefícios completos? Vem com a gente!

Benefícios do óleo de cártamo: conheça todos!

Saciedade

Um dos benefícios pontuais do óleo de cártamo é a sensação de saciedade que ele proporciona. Com ele é possível ficar firme na dieta, controlar a ingestão de calorias durante o dia de uma forma saudável e se alimentar sem excessos.

Se você precisa colocar na linha o seu apetite, conte com essa substância, além da saciedade eles orientam e auxiliam o processo de produção e utilização de energia corporal!

Controle do Colesterol

A presença dos chamados fitoesteróis e do ômega 9 no óleo de cártamo auxilia na capacidade de redução do colesterol ruim em até 20% e tem mais, o apolipoproteína B-100 é a substância que cumpre a função de carregar o colesterol do sangue até as células e o uso do óleo age ativamente no organismo resultando em uma queda de até 24% dos níveis dessa substância. Se você deseja controlar, reduzir ou manter o nível de colesterol no lugar certo, essa pode ser a solução!

Ação Antioxidante e Rejuvenescimento

Esse composto possui efeito termogênico, isso significa que ele estimula diretamente a oxidação dos ácidos graxos. E a vitamina E também presente em sua composição combate os radicais livres. Todos esses benefícios são voltados para os praticantes de atividades físicas, uma vez que essa ação retarda o envelhecimento e auxilia a recuperação muscular após treinos intensos.

Para os que se preocupam com os cuidados visuais, os resultados estéticos são notórios após o uso do óleo, melhorias no cabelo, pele, redução de acne e até mesmo anti-rugas. De fato, vale a pena inserir o óleo de cártamo na rotina diária!

Ação Anti-Inflamatória e Prevenção de Doenças

Diminua as chances de derrame ou demais doenças cardiovasculares com a ajuda do ômega 9 presente no óleo de cártamo. Conte também com uma redução genuína da oxidação por meio da inibição da peroxidação dos lipídios, isso significa que esse ácido graxo é altamente anti-inflamatório.

A gama de benefícios realmente é recheada, e muitos estudos sugerem que os componentes presentes no óleo de cártamo auxiliam na prevenção do Alzheimer, câncer de próstata, diabetes e outras comorbidades. Tudo isso se dá pela completude desse produto, com substâncias muito versáteis e imprescindíveis para o organismo!

O óleo de cártamo emagrece?

Se você chegou até aqui para sanar especificamente essa dúvida, fique contente, a resposta é: sim! Acima nós havíamos deixado claro que o óleo é um aliado do emagrecimento, mas agora nós te contamos as razões dessa afirmativa.

Além de proporcionar a sensação de saciedade, o que já é um auxílio e tanto para quem deseja perder peso, o óleo de cártamo possui um perfil lipídico. Isso significa que a concentração plasmática de ácidos graxos livres proliferam no organismo, favorecendo o gasto energético e a queima de gordura.

O ômega 6, substância presente no cártamo age como um catalisador de gordura marrom, comumente conhecida como gordura boa! Ou seja, esse produto contribui performaticamente na promoção do emagrecimento saudável, promove o bem estar e outros cuidados que vão muito além da estética.

Ainda sobre emagrecimento, O óleo de cártamo pode ser combinado com o óleo de coco, dono de inúmeras vantagens e propriedades funcionais para o organismo, você sabia disso?

Viu só quanta diferença o óleo de cártamo pode proporcionar no seu dia a dia? Para um conhecimento ainda mais aprofundado, nós criamos uma orientação extra muito importante, olha só!

Saiba quanto tomar e conheça os efeitos colaterais

É recomendado a ingestão de duas cápsulas após as principais refeições e outra antes do treino, caso você pratique atividades físicas. Outra alternativa é ingerir as cápsulas com alguma classe de carboidrato, por exemplo, uma fruta rica em vitamina C (as laranjas são ótimas para isso) ou um sanduíche natural, que possui um equilíbrio de bons carboidratos.

Por ser natural, este suplemento não possui efeitos colaterais ou danos à saúde, se tomado adequadamente em quantidades responsáveis e indicadas. Uma alta dosagem pode ocasionar em efeitos contrários indesejados, por isso é tão importante procurar um nutricionista que indicará a quantidade exata do produto.

Esse foi o nosso post completo sobre óleo de cártamo, suas propriedades e benefícios, o que você achou? Se ficou alguma dúvida, conte para a gente nos comentários, ficaremos felizes em sanar todas elas!

Você já conhece tudo sobre o óleo de cártamo então não perca tempo e comece a colher os benefícios já! Acompanhe o nosso Blog e fique por dentro de todas as novidades, mitos, verdades e práticas complementares essenciais para manter a qualidade de vida e a saúde lá em cima! E caso deseje se aprofundar ainda mais, confira os nossos cursos. Até a próxima!

Assine nossa newsletter para receber dicas, informações, vídeos e entrevistas diretamente em seu email!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *