Como tomar própolis? Aprenda os principais ativos desse elemento!

Você também já ouviu a frase “um cházinho de própolis resolve” quando os primeiros sintomas da gripe aparecem? Esse é quase um ditado popular quando pensamos em soluções caseiras, mas saiba que aprender como tomar própolis do jeito certo pode fazer muita diferença para a sua saúde. 

Se engana quem pensa que o extrato de própolis é benéfico apenas para problemas como imunidade baixa e resfriado. A substância também pode ser usada para acelerar a regeneração de tecidos, assim como melhorar o processo de cicatrização, desinfecção e até mesmo queimaduras ou feridas.

Mesmo com as diversas possibilidades de consumo que o própolis oferece, e suas vantagens incríveis para a saúde, muita gente ainda não adicionou seus nutrientes ao cardápio do dia a dia. Venha conferir, com as dicas da Nutrigenes, o que a substância tem para oferecer, e qual a melhor forma de inseri-la em sua rotina!

Conheça mais 5 nutrientes certos para a imunidade aqui no nosso blog!

O que é e como tomar própolis no dia a dia?

O própolis, nada mais é, do que a substância em resina natural que as abelhas recolhem de troncos e árvores por aí. A substância tem papel crucial na segurança dentro da colmeia, já que a soma dessa resina com as enzimas da saliva, são utilizadas para garantir a desinfecção e a junção de rachaduras ou aberturas. 

Os agentes antimicrobianos presentes no própolis também garante a assepsia das colmeias, já que eles também são responsáveis por eliminar fungos, vírus e bactérias que possam surgir em decorrência de quedas na temperatura, umidade elevada ou até mesmo a superlotação dos espaços.

Esse cenário te lembra alguma coisa? Pois é, vivemos expostos a tantas situações no cotidiano que os problemas com imunidade surgem sem ao menos percebermos. Mas a vantagem do extrato de própolis é que ele oferece inúmeras formas de uso, seja in natura, nas cápsulas de suplemento ou até mesmo diluído em chá.

Mesmo com tantas possibilidades, lembre-se de ler sempre as informações nutricionais e as indicações específicas de cada produto, pois dependendo da mistura, elas podem mudar bastante. E não se esqueça também de manter sempre um acompanhamento médico, pois a automedicação pode trazer muitos problemas a saúde.

Os efeitos do própolis na saúde

O própolis é um poderoso agente ativo no tratamento e prevenção de várias doenças, e os efeitos da substância para a saúde podem ser comprovados em poucos dias de uso. Independente do seu foco, quando o assunto é regeneração, proteção e imunidade, o própolista está sempre pronto para ajudar!

 

Fonte rica de vitaminas e minerais

 

Por essa você não esperava, não é mesmo? Mas sim, o extrato de própolis é uma fonte rica em vitaminas e minerais. Muitos pesquisadores levantam o estudo que apresenta cerca de 60 minerais dentro da resina, incluindo opções como o magnésio, o ferro, o zinco, cobalto, potássio e mais 16 aminoácidos.

Nas vitaminas, ele também não fica para trás, já que as cápsulas, ou em sua forma natural, é possível garantir vitamina A, principalmente betacaroteno, e 3 vitaminas do complexo B, a B1, B2 e B3!

 

Uma alternativa de antibiótico natural

 

Buscar alternativas naturais para questões de saúde não é nenhuma novidade, principalmente quando o assunto é o própolis. Povos antigos já utilizavam os ativos fenólicos e terpenos da substância para evitar infecções e acelerar a cicatrização de feridas e machucados.

O antibiótico natural vem sendo estudado há milênios, e os resultados são realmente impressionantes. A principal vantagem do própolis vem no combate a microorganismos, principalmente no que tange a regeneração de tecidos. Mas não se engane, sua potência contra gripes e infecções respiratórias no geral não perde sua força.

 

Reforçar a imunidade nunca foi tão fácil!

 

A sabedoria popular não se equivocou em escolher o própolis como “melhor amigo” de quem está passando por problemas respiratórios como a gripe. A melhor solução para esses casos realmente é uma alternativa que reforce o sistema imunológico, e o própolis tem potencial de sobra para essa tarefa.

Com proteínas e compostos que promovem uma regulação desse sistema, a substância oferece estímulos para os receptores encarregados pela produção de citocinas, e por todos os mecanismos que moldam a imunidade.

Conheça os principais sintomas da baixa imunidade e como combatê-los!

 

Prevenção ao câncer

 

Como já comentamos por aqui, a nutrição com o própolis é rica em inúmeras vitaminas e minerais. Todos esses compostos ativos também desempenham um importante papel na luta contra o câncer.

Além de inibir a proliferação de vasos sanguíneos capazes de alimentar células cancerígenas, impedem também a metástase do câncer de um órgão afetado para outro. Outra vantagem super importante para esse grupo é o alívio de efeitos colaterais causados pelo tratamento de quimioterapia.

Não se esqueça, o acompanhamento médico é essencial para adicionar o própolis como alternativa em qualquer tratamento!

Falar sobre todos os benefícios do extrato de própolis é um verdadeiro desafio, mas é muito importante entender que essa substância traz saúde e bem estar para qualquer rotina. Não vale a pena abrir mão de suas vantagens por comodidade, adicione as inúmeras formas de consumo no seu cardápio e desfrute de uma vida mais saudável!

O blog da Nutrigenes está repleto de dicas para a sua saúde, não deixe de conferir nossos posts. E venha garantir também as principais novidades para imunidade em nossa loja online!

Assine nossa newsletter para receber dicas, informações, vídeos e entrevistas diretamente em seu email!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *