Como fortalecer a saúde dos ossos?

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O enfraquecimento dos ossos se torna comum com o passar dos anos. Quanto mais velhos ficamos, mais essa deficiência se agrava em uma parcela considerável da população. Dessa forma, fica clara a importância de se fortalecer a saúde dos ossos, já que ter ossos mais fortes evita uma série de problemas como fraturas decorrentes de possíveis quedas, por exemplo.

Sem falar do risco de osteoporose, doença causada pela deficiência de cálcio e que tende a se tornar mais arriscada com o passar dos anos e o consequente desgaste dos ossos.

Por isso, vamos falar um pouco mais sobre como fortalecer a saúde dos ossos. Confira agora como cuidar dessa questão que é tão importante.

Fortalecer a saúde dos ossos também é uma questão de postura

Um dos principais detratores da saúde dos ossos é a má postura. Por isso, estar atento às consequências de uma postura inadequada é fundamental para todos que desejam se manter saudáveis e com os ossos íntegros.

Sabemos o quanto as pessoas deixam essa questão de lado e não prestam a atenção na sua postura, de fato. Ainda mais quando pensamos nos ambientes de trabalho, lugar onde muitos desses problemas de postura se agravam. Atualmente, muitos brasileiros trabalham sentados em frente a um computador o dia todo, e poucas vezes se atentam à maneira como estão sentados.

Por isso, há tanta gente com problemas de coluna, já que não dão a devida importância para tornar mais ergonômicos os ambientes em que passam várias horas do dia.

Cuidado com a sua alimentação

A alimentação é, sem dúvidas, um fator de muita importância para a saúde dos ossos. Existem diversos alimentos que são ricos em cálcio e que devem ser incluídos em nosso dia a dia para que tenhamos mais saúde para os nossos ossos.

Logo pensamos no leite, já que é dos alimentos mais associados ao cálcio. Porém, existem outros alimentos que são muito mais ricos no nutriente. Nessa categoria entram as verduras, sobretudo as folhas mais verdes como o espinafre, o brócolis e a couve, por exemplo. Além disso, o cálcio pode ser encontrado também em outros alimentos, como soja, sardinha, linhaça, grão de bico e sementes em geral.

É necessário mencionar também que alguns alimentos podem causar efeito contrário e diminuir a absorção de cálcio pelo organismo. É o caso do café, refrigerante e, claro, do excesso de sal e o açúcar no organismo.

Outro meio de suprir a necessidade de cálcio no organismo é por meio de um suplemento nutricional que ajuda nas reservas de cálcio de quem tem deficiência desse mineral. Atualmente, o uso de suplementos nutricionais já é bastante comum e não há porque ter resistência em utilizá-lo para repor as suas carências de nutrientes e minerais.

Um complexo concentrado com mais de uma vitamina pode ser a opção ideal, sobretudo para quem já passou dos 50 anos – idade em que a necessidade de cálcio e outras vitaminas é muito comum. No caso do cálcio, nós recomendamos um complexo com cálcio, magnésio e vitamina D3, sem dúvidas o mais indicado para suprir a necessidade de fortalecimento dos ossos. Por isso, não tenha receio e aposte em complementar a sua alimentação com um suplemento. Você vai se surpreender.

Movimente o corpo fazendo exercícios regularmente

Quando falamos em saúde dos ossos, não podemos deixar de mencionar a importância dos exercícios físicos, que é um ótimo hábito para qualquer pessoa, não é mesmo?

Músculos fortalecidos protegem não apenas os ossos, mas também todas as articulações do seu corpo. Por isso, é fundamental que você crie uma rotina de exercícios diários. Ressaltamos também que fazer exercícios não quer dizer que você precisará passar horas em uma academia levantando pesos, mas sim que você pode se movimentar pelos menos 45 minutos por dia, seja em uma caminhada, em uma volta de bicicleta ou mesmo dançando, se preferir.

Também não importa a sua idade, já que nunca é tarde para começar a fazer exercícios. Depois que o fizer, você verá o quanto é bom se exercitar, sentindo-se com muito mais disposição para enfrentar a rotina.

Contudo, ressaltamos também que um acompanhamento médico regular é indispensável para o fortalecimento da saúde dos ossos, já que é necessário realizar exames regulares para saber como manter o corpo em equilíbrio.

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