Como evitar as consequências da falta de cálcio no organismo?

U+2190.svg Clique no botão ao lado para ouvir todo o texto!

Você já deve ter ouvido falar muito sobre o cálcio, principalmente quando se trata da saúde dos ossos. Esse é um conhecimento muito popular e quase sempre escutamos que precisamos tomar mais leite para conseguir as quantidades diárias de cálcio necessárias. Até quando vamos nos basear apenas nesta informação rasa, sem nos aprofundarmos mais neste assunto, que é muito sério?

O mais correto é que busquemos fundamentos verdadeiros e precisos quando se trata de cuidar melhor da nossa saúde. Pensando nisso, a NutriGenes decidiu trazer, para você, informações fundamentadas sobre as consequências da falta de cálcio no organismo e como evitar esse problema. Acompanhe para saber mais!

Afinal, qual é a função do cálcio no organismo?

O cálcio é um mineral presente majoritariamente em nossos ossos. Estima-se que cerca de 2% do peso total de uma pessoa adulta seja cálcio, portanto, é possível afirmar que esse mineral é de suma importância para a integridade dos ossos humanos. Quando estamos com os níveis de cálcio adequados em nosso organismo não corremos o risco de ter problemas em nossa estrutura óssea, já que esta é uma das principais funções desse mineral.

Além disso, o cálcio também tem uma pequena função em nossa estrutura neuromuscular, atuando nas fibras musculares. Quando há o influxo de cálcio para o interior das células, há contrações musculares, fundamentais para possibilitar que façamos exercícios.

Outra função fundamental do cálcio em nosso organismo é atuar como transportador de substâncias para as células. Quando o mineral se liga com fosfolipídios e proteínas, ocorre a permeabilidade da membrana. Isso é essencial para controle da entrada e saída de substâncias de uma célula.

O cálcio também auxilia na secreção de hormônios das adrenais e também para a coagulação do sangue. Assim, também influencia em nossa pressão arterial e, estudos que ainda estão avançando, apontam que a falta de cálcio também pode ter influência na questão da obesidade.

A verdade é que o cálcio é, realmente, um elemento fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, influenciando em diversos fatores primordiais do nosso corpo.

E quanto às consequências com relação à falta de cálcio, o que pode acontecer?

Se o cálcio é fundamental para o equilíbrio em nosso organismo, sem dúvidas, a falta dele também nos trará alguns problemas relacionados à nossa saúde. Níveis desequilibrados de cálcio no organismo podem trazer as seguintes consequências:

Enfraquecimento dos ossos

Esse é, sem dúvidas, o primeiro problema a ser lembrado, já que o fortalecimento dos ossos é a principal função do cálcio. Por isso, quando não consumimos a quantidade de cálcio necessária, com o passar dos anos estaremos mais suscetíveis a quebra de algumas partes do corpo, caso ocorra algum acidente. Além disso, também podemos estar mais suscetíveis a cáries e problemas dentários.

Perda de memória

A falta de cálcio também pode influenciar a nossa memória, já que o mineral atua na condução dos impulsos nervosos. Isso é fundamental para a manutenção da memória, já que os níveis do mineral nas células pré-sinápticas do hipocampo são determinantes para as funções cognitivas.

Insônia e irritabilidade

Outro problema ocasionado pelo baixo nível de cálcio é a insônia, já que, sem esta substância, o cérebro não consegue relaxar quando chega a hora de dormir, justamente pela função que citamos acima. Além disso, estudos apontam que o cálcio também atua nas ondas cerebrais quando estamos dormindo, portanto, a falta de cálcio traz a consequência de um sono mais curto e com menos qualidade. Em decorrência deste sono de má qualidade, acabamos ficando muito mais irritados e estressados.

Espasmos musculares e câimbras

Como falamos anteriormente, o cálcio também influencia em nossa estrutura muscular, por isso, ficamos mais suscetíveis a ter espasmos musculares e câimbras quando não estamos consumindo quantidades suficientes do mineral.

Aumento da pressão arterial

O cálcio também influencia no mecanismo de contração e relaxamento do coração. Por isso, quando os batimentos cardíacos começam a ficar irregulares, pode ocorrer o aumento da pressão arterial. Isso implicará em muitos outros fatores decorrentes de uma pressão desregulada.

Depressão

Este é um dos problemas mais sérios da atualidade, já que cada vez mais as pessoas estão procurando consultórios de psiquiatras e psicólogos por quadros depressivos. Porém, nem sempre problemas associados à depressão estão diretamente – e somente – relacionados a problemas de cunho psicológico.

Muitas vezes os quadros depressivos também podem estar relacionados à falta de vitaminas e minerais, pois, quando o corpo não está em equilíbrio, acabamos nos deprimindo aos poucos, sem ao menos entender os motivos.

Como obter cálcio em quantidade satisfatória para se manter saudável?

Essa questão não tem uma resposta universal, pois tudo varia de acordo com as características físicas de cada um. Ou seja, há diferenças para homens e mulheres, altura, peso, estrutura, entre outros fatores. O mais correto é realizar exames para ter certeza se uma pessoa está ou não com deficiência de cálcio no organismo.

Claro que, depois de certa faixa etária é mais comum que os níveis de cálcio comecem a diminuir. Geralmente, depois dos 50, é comum que tenhamos de consumir mais cálcio, pois os níveis começam a diminuir naturalmente. Por mais que encontremos o mineral no leite, em ovos, em peixes e algumas frutas e verduras, nem sempre conseguimos suprir as necessidades diárias.

É nesta hora que surge a necessidade de fazer a suplementação de cálcio em forma de cápsulas.

Conheça o suplemento de Cálcio da NutriGenes!

Em nossa loja você tem, à sua disposição, um suplemento que combina Cálcio, Magnésio e Vitamina D3, trazendo muitos benefícios para o seu organismo.

Já falamos sobre os benefícios do magnésio e da vitamina D3 aqui em nosso blog. São duas substâncias que trazem diversos benefícios para o equilíbrio da nossa saúde, tanto do cérebro, quanto do corpo.

Juntamente com o cálcio, este suplemento aumentará a sua disposição, além de evitar que o seu organismo perca essas vitaminas e minerais tão importantes para a saúde, já que auxilia a manter longe todos os problemas que citamos anteriormente. Se você se preocupa com a sua saúde, não deixe de conferir este incrível suplemento em cápsulas.

Acesse o site da NutriGenes e confira muitos outros suplementos vitamínicos e minerais para manter-se sempre saudável!

Assine nossa newsletter para receber dicas, informações, vídeos e entrevistas diretamente em seu email!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *