Como está a saúde dos seus olhos?

Quando se fala desse tema, vale ressaltar a importância dos carotenóides – pigmentos existentes em frutas e vegetais que confere a eles cores características.

Nos últimos anos, cientistas tem se dedicado ao estudo desses pigmentos. Dentre as descobertas, uma se destaca: previnem possíveis doenças dos olhos, principalmente aquelas relacionadas à idade.
A Luteína e Zeaxantina são dois carotenóides.

Presente em quantidades significativas nos olhos, a luteína é fundamental para a saúde ocular. Com a idade, esses níveis de luteína ficam menores, principalmente na mácula – uma pequena área amarela da retina que absorve o excesso de luz solar e ultravioleta e nos permite ver detalhes. Essa redução prejudica a nossa visão (tanto a de perto, quanto a de longe).

O tom amarelado da mácula é devido à luteína. De tão importante que é, passou a ser  chamada de  “vitamina do olho”.

Agora uma informação sobre a zeaxantina. Ela absorve os raios azuis da luz solar, impedindo-os de causar prejuízos aos nossos olhos. Também ajuda a conferir à mácula a cor amarelada.

Tanto a luteína quanto a zeaxantina, bloqueiam os raios ultravioletas, impedindo-os de causar danos oxidativos à retina e, por consequência, a degeneração macular.

A luteína e a zeaxantina não são produzidos pelo nosso organismo. Devem ser obtidos por meio da alimentação ou, de maneira mais prática,  suplementação nutricional.

Estudos da American Macular Degeneration Fundation,  apontam que fazer a reposição desses carotenóides com uma das opções citadas acima, podem prevenir a degeneração macular e proporcionar que nossos olhos sejam saudáveis. Outro benefício: retardar os efeitos de doenças relacionadas à idade e que afetam nossa visão.

Você saberia dizer como estão os níveis de luteína e zeaxantina em seu organismo?

Responder de maneira consciente e positiva a essa pergunta, pode garantir que você veja mais, com mais qualidade e por mais tempo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *