Como cuidar da saúde dos olhos? Previna-se de doenças!

Ele é uma parte essencial para nossa vida, mas constantemente negligenciamos o nosso bem estar não cuidando da saúde dos olhos. De uma forma geral, só prestamos atenção aos sinais que essa região nos oferece quando surge um problema mais grave, como as dores de cabeça, e isso é um erro.

Para uma visão mais saudável, é importante se atentar a alguns cuidados com sua higiene pessoal, já que essa é uma parte muito sensível do corpo e que pode ser contaminada com muita facilidade, causando graves danos à visão. A inserção de alguns hábitos práticos e fáceis ao dia a dia pode evitar tais problemas.

Mas apesar dessa facilidade, a Organização Mundial de Saúde continua registrando números alarmantes em relação a saúde dos olhos, principalmente no Brasil. Segundo a OMS, aproximadamente 50 milhões de brasileiros desenvolvem algum tipo de distúrbio de visão relacionados a contato natural, cosmético ou físico.

Para te ajudar a prevenir problemas maiores, e cuidar da saúde dos seus olhos com sabedoria, a NutriGenes separou algumas dicas fáceis de aplicar no dia a dia e que, no final das contas, pode ser uma verdadeira mudança para quem vem procrastinando no cuidado com os olhos a muito tempo.

Hábitos preventivos para melhorar a saúde dos olhos

Apesar de ser um órgão deixado “de lado” na hora de pensar nos cuidados com o corpo, não é nada complicado adicionar ações preventivas para evitar problemas futuros na saúde dos olhos. Um hábito automático, e que poucas pessoas prestam atenção no quão perigoso pode ser, é coçar os olhos constantemente.

Esfregar os olhos com frequência é um grande perigo para a região, já que ela é muito frágil e sensível. Essa pressão constante e repetitiva sobre os olhos pode provocar lesões e graves doenças aos olhos. As impurezas presente nas mãos podem levar bactérias, que se desenvolvem em conjuntivites e ferimentos internos. 

A beleza dos produtos de maquiagem também pode ser um fator preocupante sem os devidos cuidados no dia a dia. Um cuidado indispensável e que, por preguiça, pode ser facilmente esquecido, é sempre dormir sem maquiagem, já que os resquícios de produto podem irritar e inflamar os olhos.

Uma dica para cosméticos em geral, é prestar sempre atenção aos prazos de validade, e procure sempre por opções antialérgicas e sem conservantes, para evitar que substâncias duvidosas causem mal estar e até uma infecção na área dos olhos.

A próxima dica pode parecer complicada, mas os benefícios que ela é capaz de trazer vão muito além da saúde dos olhos. A nicotina atinge a visão de forma muito prejudicial, podendo causar degeneração macular, catarata, e até danos no nervo óptico. Está buscando uma razão para parar de fumar? A saúde de seus olhos pode ser uma ótima inspiração.

Até as lentes de contato mal utilizadas podem ser um problema para a saúde de seus olhos. É importante manter a atenção redobrada na higiene das mãos antes e depois de usá-las, outro cuidado importante é priorizar sempre os produtos de higienização de lentes recomendados pelo fabricante.

Cuidar da alimentação é cuidar da saúde dos olhos

Para melhorar a saúde dos olhos é preciso prestar atenção aos hábitos diários, e a alimentação pode sim ser um fator indispensável nessa nova rotina saudável. Uma dieta equilibrada é essencial para mais disposição, mas a inserção de alguns elementos específicos pode elevar a proteção da saúde dos seus olhos.

Que adicionar uma salada as refeições do dia faz bem todo mundo sabe, mas existem alguns alimentos que podem ser adicionados para ajudar na prevenção específica da saúde dos olhos. Alimentos como couve, espinafre e brócolis tem em sua composição antioxidantes e carotenóides que auxiliam nesse processo preventivo.

Além das verduras com coloração verde escura, os legumes alaranjados também devem ser adicionados ao menu da semana. A cenoura, especificamente, é uma ótima fonte de vitamina A e C que, junto a outras substâncias presentes, ajudam a retardar o surgimento de doenças crônicas, como glaucoma e catarata.

Leia mais: Vitamina A faz muito bem para visão.

Muitas dietas que buscam fortalecimento de músculos, e até mesmo a perda de peso, levam o peixe como um dos elementos essenciais. Os benefícios do ômega 3 presentes no alimento não se limitam as dietas restritivas, ele também é um aliado poderoso para a visão, principalmente o atum, a sardinha, e o salmão.

Conheça o Vision Vit, o suplemento para visão da NutriGenes

Muitas vezes, em uma rotina atribulada, é complicado repensar a dieta e nem sempre sobra tempo para preparar suas refeições como o máximo de nutrientes necessários, mas sua saúde não precisa ser prejudicada por esses imprevistos. 

Com os suplementos da NutriGenes a adição de saúde ao seu corpo fica ainda mais prática. 

O Vision Vit foi pensado exatamente para esse propósito, e com a oportunidade extra de proporcionar benefícios preventivos para seus olhos. Ao combinar vitaminas e nutrientes como Luteína, Zeaxantina, Zinco, e o delicioso sabor do Blueberry o suplemento previne doenças relacionadas à degeneração, ou até a pigmentação do olho humano. 

Leia mais: Conheça grandes grandes aliados da saúde dos olhos: Luteína e Zeaxantina.

Não consegue se livrar daquela incômoda situação de “vista cansada”, transforme a saúde dos seus olhos em prioridade e consulte um especialista.

Não deixe de conferir as novidades aqui no blog! 

Assine nossa newsletter para receber dicas, informações, vídeos e entrevistas diretamente em seu email!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *