Como acabar com a gripe: 5 dicas práticas!

Basta mudar o clima que a gente começa sentir os sintomas de uma gripe chegando, concorda? Dor de garganta, corpo ruim, cansaço, coriza e espirros podem significar que nosso corpo está exposto e propenso à gripe. Por isso, cuidar para que nosso organismo esteja com uma imunidade sempre forte é muito importante.

Mas e quando já estamos com todos esses sintomas, o que fazer? Bem, existem diversos recursos – além de medicamentos prescritos por médicos – que podem nos ajudar. Assim, chás, sucos e muito repouso podem nos ajudar a diminuir os sintomas e fortalecer nosso corpo para ele reagir contra a gripe.

Pensando nisso, nós da Nutrigenes elaboramos uma lista com 5 alternativas eficientes para você acabar de vez com todo esse desconforto. Quer ficar por dentro e ainda – de quebra – conhecer as melhores receitas? Continue rolando a página para acompanhar de pertinho todas as informações!

Como curar a gripe?

O melhor remédio para gripe ainda é um sistema imunológico forte. Assim, além de ter uma dieta rica em alimentos nutritivos, também é importante ter uma rotina de atividades físicas, pois elas fortalecem nossa imunidade, deixando-a mais preparada para combater a presença do vírus inimigo em nosso organismo!

Agora, caso você já esteja sentindo algum tipo de sintoma, o interessante mesmo é investir em alternativas naturais, como chás, sucos, xaropes orgânicos e muito – mas muito mesmo – descanso e hidratação.

Obviamente, os remédios caseiros não substituem o parecer médico, uma vez que somente ajudam a controlar os sintomas e nos deixar mais confortáveis para passar por esse período – afinal de contas, o vírus da gripe não tem cura.

Entretanto, muitos especialistas recomendam o uso de recursos naturais e probióticos, aliados à prescrição de anti-inflamatórios e analgésicos. Dessa forma, a lista a seguir demonstra 5 alternativas eficientes que farão o desconforto da gripe sumir de uma vez por todas, vem conferir!

Ah, e caso você esteja interessado em conhecer as melhores receitas para aumentar a imunidade, aqui em nosso blog nós temos um conteúdo que pode te interessar. Passe por lá e confira!

1 . Chá de limão com mel

O chá de mel com limão é um dos primeiros recursos – se não o mais – recomendado para o tratamento da gripe, sendo até mesmo aquele tipo de receita caseira que nossas avós e mães insistem em nos fazer tomar quando estamos ficando gripados.

E elas têm razão, viu? O limão é fonte riquíssima de vitamina C, elemento muito importante para aumentar a imunidade. Além disso, ele também possui efeitos anti-sépticos, que ajudam a eliminar micro-organismos e a reduzir a dor.

Já o mel, também um dos queridinhos de nossas avós, é um poderoso cicatrizante e antibactericida! Ele também é muito bom para aumentar a imunidade do nosso organismo, bem como ajuda a aliviar dores de garganta e peito, sintomas muito comuns quando estamos com gripe!

O mel é muito importante para outras áreas da nossa saúde! Aqui no blog nós temos um conteúdo ótimo explicando a importância do própolis para nosso organismo. Depois dê uma passadinha por lá e confira!

O preparo do chá é super fácil! Você deve selecionar um limão com bastante suco, duas colheres de sopa de mel e uma xícara de água fervente. Para fazê-lo, você deve misturar o mel na água quente e – só quando obtiver uma mistura homogênea – é que deve acrescentar o limão.

Ah, é muito importante bebê-lo logo que terminar o preparo, pois assim o chá não perderá a vitamina C do limão.

2 . Chá de equináea

Também conhecida como flor-de-cone ou Púrpura, a equinácea é sempre muito usada para remédios naturais, justamente por possuir propriedades que ajudam a aliviar os sintomas da gripe! Além disso, também podemos encontrá-la sendo usada em machucados e feridas, pois é um ótimo anti-inflamatório natural.

Na gripe, como têm efeitos imunoestimulantes, antioxidantes e anti-alérgicos, a equinácea pode ser uma ótima aliada para a redução dos sintomas de resfriado. O chá dessa flor atua estimulando a sudorese, o que nos leva a suar muito mais e reduz risco de febre.

Ah, ela também é ótima para quando estamos com coriza e tosse, pois ameniza esses sintomas. Para o preparo do chá, basta selecionar uma xícara de água fervente e adicionar uma colher de pétalas secas da planta. O processo de feitura é basicamente ferver as pétalas, coar e tomar logo na sequência.

3 . Chá de sabugueiro e tília

Assim como o combo limão e mel, o chá de sabugueiro com tília também é um ótimo aliado no combate à gripe. O sabugueiro por si só já é maravilhoso! Como possui propriedades para alívio da dor, do cansaço e reduz a inflamação, é super indicado quando estamos resfriados. Além disso, também atua aumentando a sudorese, o que ajuda a reduzir a febre.

Aliado a isso, adicionar a tília pode fazer com que o chá se torne uma verdadeira arma secreta contra os sintomas da gripe. A planta possui características que combatem infecções, além de também ser um ótimo calmante, o que é bastante interessante quando estamos resfriados e precisamos de repouso.

O chá pode ser feito adicionando uma colher de chá de folha de sabugueiro e a mesma medida também serve para a tília. Junte todos os ingredientes a uma xícara de água fervente e deixe repousar por dez minutos. Feito isso o consumo acontece tranquilamente. Há pessoas que fazem mais de uma medida para irem tomando ao longo do dia, mas isso fica a seu critério.

4 . Chá de alho

Outro queridinho de nossas avós é o chá de alho! Para além de dar um tempero maravilhoso em nossas refeições, o alho também tem características super importantes no combate aos sintomas da gripe.

Há, inclusive, quem faça o consumo do produto naturalmente, comendo – por exemplo – o dente de alho sem adição de nenhum outro recurso. Com ação anti-inflamatória, ele atua regulando a nossa reação imunológica, nos protegendo contra possíveis invasores, como é o caso do vírus da gripe.

Além disso, ele também ajuda a desobstruir nossas vias respiratórias, muito importante quando temos sintomas como coriza e acúmulo de fluídos no peito, uma vez que também é um ótimo expectorante.

Se você é uma das pessoas que não conseguem consumir o alho in natura, o chá é uma ótima opção. Para fazê-lo basta selecionar três dentes de alho, uma colher de sopa de mel, meio limão e uma xícara de água.

O preparo consiste em amassar os dentes de alho e adicioná-los a uma chaleira ou qualquer outro recipiente contendo a medida de água acima mencionada. Deixe ferver por cinco minutos e, após, acrescente o limão espremido e o mel. É preciso tomar ainda morno, para potencializar os efeitos probióticos que a planta possui.

5 . Chá de gengibre

Finalmente, o último protagonista da lista: o gengibre! Famoso na culinária oriental, essa planta também – assim como o alho – possui múltiplas funções. Há quem faça consumo diário de cápsulas, balas e até in natura para prevenção de doenças inflamatórias.

Possui um gosto que divide opiniões, é fato. Porém também é considerado um dos melhores quando o assunto é reduzir os sintomas da gripe. Possui ação expectorante, o que é maravilhoso para aqueles momentos em que estamos tossindo sem parar.

Ah, e quando usado para elaboração de chás, também pode ser usado frio como um soro expectorante das nossas vias nasais, sendo usado para lavagem e ajudando a reduzir a coriza, que é própria de quando estamos ficando resfriados.

Existem diversos tipos de receitas com a planta, porém selecionamos uma que é muito utilizada para conter os sintomas de gripe. Para a elaboração você irá precisar de cinco centímetros de gengibre ralado, uma canela em pau e um litro de água.

Tendo selecionado os produtos necessários, é preciso ferver um litro de água e – após a fervura – adicionar o gengibre e a canela. Espere esfriar, coe e adoce com mel, para ele ficar mais fácil de ser consumido. É recomendado bebê-lo ao menos duas vezes ao dia!

Remédios naturais sempre fizeram parte do nosso cotidiano e tem nos ajudado já há muito tempo. Porém, é importante notar se os sintomas da gripe estão se agravando e – em caso afirmativo – consultar um médico. Lembre-se, todas as receitas aqui são ótimas e ajudam a aliviar os sintomas, porém não dispensam o parecer de um especialista.

Gostando do nosso conteúdo? Aqui no blog da Nutrigenes sempre trazemos diversos textos informativos e que podem te ajudar a ter uma vida muito mais saudável! Continue conosco! Aproveite e venha conhecer nosso post sobre alimentos indispensáveis para quem deseja aumentar a imunidade e fique ainda mais preparado contra a gripe! Te espero por lá!

Assine nossa newsletter para receber dicas, informações, vídeos e entrevistas diretamente em seu email!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *