‘Colesterol não é vilão da saúde’, diz Stephen Sinatra

Nos consultórios médicos, o colesterol alto geralmente é apontado como um dos grandes inimigos do coração. No entanto, há estudos realizados por pesquisadores renomados mundialmente que vão contra esta teoria. É o caso do cardiologista norte-americano, Dr. Stephen Sinatra, que afirma sem demonstrar dúvidas: “o colesterol não deve ser encarado como vilão da saúde”.

Em Tampa, na Flórida (Estados Unidos), tive a oportunidade de realizar uma entrevista exclusiva com Dr. Stephen Sinatra. A conversa ocorreu em março e, na oportunidade, o médico reforçou a tese de que o colesterol, em sim, é “inofensivo” para a saúde.

“Colesterol é extremamente necessário para o corpo humano. Precisamos dele para viver. A inflamação é a causa das doenças coronárias. O colesterol não é o ‘culpado’ por obstruir as artérias em situações de doença cardíaca”, comentou ele.

A experiência adquirida após muita pesquisa e mais de três décadas de atuação clínica, levaram Dr. Stephen Sinatra a concluir que existem uma série de outros fatores que predispõem o surgimento de um infarto.

“Para mim, o ataque do coração é resultado de um sangue de alta viscosidade e veias estreitas. Existem muitas razões para estreitamento das veias. Ente elas, o estresse emocional, muito ferro no sangue e homocisteína elevada. Enfim, a lista é tremendamente grande. Mas, acredito que o colesterol tem apenas uma pequena contribuição para o infarto”, acrescenta ele.

Livro

O posicionamento de Dr. Stephen Sinatra “em defesa” do colesterol o levou a escrever o livro “O Mito do Colesterol”, assinado em parceria com Jonny Bowden. Nas páginas, mais uma vez a tese de que a diminuição do colesterol não reduz risco de problemas cardíacos é levantada.

“A maioria dos médicos e cardiologistas continua a medir os níveis de colesterol dos seus pacientes e a prescrever estatinas para baixar os valores. Entretanto, a verdadeira causa da doença cardíaca, a inflamação, continua a ser ignorada”, destacam os autores.

“O colesterol é encontrado na cena do crime para a doença cardíaca, mas não é o criminoso.”

2 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] por exemplo, a atuação dos principais nutrientes no organismo humano. Também discutimos como o colesterol não é o grande vilão para saúde apontado por […]

  2. […] propriedades que reduzem os níveis de colesterol ruim (LDL) e são capazes de aumentar o colesterol bom (HDL), o Cromo Quelato auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, como andina, […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *