Coenzima Q10 ou CoQ10 (pronuncia-se “coque10”), é usada por médicos para tratamento de doenças do coração e é um dos suplementos que mais beneficiam a nutrição celular.

A NutriGenes, especializada em Suplementos, Vitaminas e Minerais Premium, oferece a Coenzima Q10 em duas apresentações, de 100mg ou 200mg, e também combinada com Magnésio Dimalato e Vitamina B11:

Com exceção dos nutrólogos, a medicina convencional só prescreve medicamentos porque a maioria dos médicos desconhece o poder da suplementação com Coenzima Q10.

O cardiologista e nutrólogo brasileiro, Dr. Lair Ribeiro, e o cardiologista norte-americano, Dr. Stephen Sinatra, prescrevem e divulgam as maravilhas que a coenzima Q10 faz pela saúde.

O papel vital da CoQ10 na cadeia de transporte de elétrons foi descrita pela primeira vez pelo Dr. Peter Mitchell da Inglaterra, que recebeu o prêmio Nobel por seu trabalho.

Coenzima Q10: a energia que as células precisam

A CoQ10 é uma molécula que desempenha um papel fundamental no metabolismo energético, e na proteção antioxidante das nossas células.

A produção dessa molécula diminui com a idade, o que aumenta a necessidade de sua suplementação, já que a falta de CoQ10 está relacionada a inúmeros problemas de saúde.

Por sua capacidade de transferir elétrons e, portanto, atuar  como um antioxidante, a Coenzima Q10 tem sido indicada para tratamento de problemas associadas ao estresse oxidativo, tais como os cardíacos, neurológicos, oncológicos e imunológicos.

Os estudos já realizados com a molécula se mostraram eficientes no tratamento de doenças mitocondriais, doença de Huntington (A doença hereditária que leva à degeneração das células nervosas), infarto do miocárdio, hipertensão e no tratamento de lesões musculares com atletas de alto desempenho.

Coenzima Q10 e a Solução de Sinatra

Graças à ciência e ao interesse de alguns médicos, já é possível melhorar problemas graves do coração com o uso de Coenzima Q10 combinada com outros três suplementos vitamínicos.

O responsável por essa descoberta revolucionária no campo da medicina é o cardiologista e pesquisador norte-americano, Dr. Stephen Sinatra, reconhecido em todo mundo por ser referência em cardiologia metabólica, Dr. Stephen Sinatra desenvolveu a “Solução de Sinatra” e ao tratar seus pacientes, o médico substitui medicamentos por suplementos nutricionais.

Além de indicar a Coenzima Q10, indispensável para a produção de energia e reconstrução das células, Sinatra prescreve também a D-Ribose, outra fonte de energia e fortalecimento muscular.

A solução de Sinatra para a saúde do coração inclui ainda o Magnésio Dimalato, mineral da vida e responsável por mais de 350 reações químicas no organismo.

E, para fechar o quarteto, a L-Carnitina, a vitamina que transforma gordura em energia e reduz os níveis de triglicerídeos. Ele conta detalhes de todo processo em seu livro “Cardiologia Metabólica”.

Coenzima Q10 é importante para pacientes que usam estatinas

Os efeitos colaterais da queda de Coenzima Q10 no organismo podem ser devastadores. E essa queda pode ser causada pelo uso contínuo de alguns medicamentos alopáticos como por exemplo a Sinvastatina, um fármaco do grupo das estatinas, que é usada para baixar o colesterol.

O médico cardiologista Dr. Lair Ribeiro insiste em alertar que antes de reduzir o colesterol ruim, as estatinas baixam os níveis de Coenzima Q10, ou seja, roubam a energia das células, causando danos à saúde por prejudicar o funcionamento de todo o organismo.

“Sem Coenzima Q10, o cérebro e músculos não funcionam bem. Depois de um certo tempo tomando estatinas, o paciente começa a sentir dor muscular, podendo ter degeneração dos músculos. Todo paciente que usa estatina deveria sair do consultório com a indicação para tomar Coenzima Q10″.

“Com a suplementação, as dores nas pernas, por exemplo, desaparecem em 72 horas, alerta o cardiologista. Faz uma diferença absurda na saúde”, garante Dr. Lair, ao reforçar a importância da CoQ10 para  compensar os danos causado pelo uso contínuo de medicamentos como as estatinas (utilizadas para redução do colesterol).

Alguns órgãos são mais dependentes de Coenzima Q10

A Coenzima Q10 está presente nas células do corpo e sua função é produzir a energia para nutrição, renovação e manutenção das células. O coração, o fígado e os rins são os órgãos que mais necessitam de Coenzima Q10.

O Dr. Robert Atkins, no seu livro A Solução do Vitanutriente, revela que três estudos separados demonstraram que após a administração de Coenzima Q10 a milhares de pessoas com insuficiência cardíaca, foi alcançada uma melhora de 75% na função pulmonar, do edema e das palpitações, e sem efeitos colaterais.

Nos últimos 20 anos foram publicados inúmeros artigos científicos, ensaios clínicos e livros importantes sobre o cofator essencial Coenzima Q10 (CoQ10), que é intensamente pesquisado no Japão e nos Estados Unidos.

A principal área de pesquisa e avaliação crítica foi a das cardiomiopatias, onde os efeitos benéficos da terapia com CoQ10 de melhora da função cardíaca são particularmente evidentes. Outras áreas de uso potencial incluem doenças mellitus e distrofias musculares.

Confira 12 benefícios da suplementação com Coenzima Q10

  • Fortalecer o sistema imunológico
  • Ajudar as células do coração a funcionar de forma mais eficiente
  • Aumentar a capacidade de bombeamento do coração
  • Aumentar a absorção de oxigênio pelas células do músculo cardíaco
  • Ajudar a reciclar a Vitamina E no organismo, além de intensificar sua potência
  • Tratar a falência renal
  • Eliminar efeitos colaterais de drogas para insuficiência cardíaca
  • Prevenir as lesões oxidativas dos radicais livres
  • Combater o estresse
  • Ser o principal combustível da mitocôndria (responsável pela produção de energia na célula)
  • Proteger a mitocôndria, evitando doenças degenerativas do cérebro, como perda gradual da memória, doença de Alzheimer e de Lou Gehrig ou esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Gostou desse conteúdo? Compartilhe:

Coenzima Q10 de 200mg