Sono excessivo durante o dia: descubra as causas e tratamentos!

Assim como muitas outras complicações, o sono excessivo pode estar relacionado com diversas causas e funcionalidade do nosso corpo. Tanto a deficiência de certos componentes no organismo quanto o uso de determinados medicamentos podem interferir nesse aspecto da nossa saúde.

Mesmo que você mantenha uma alimentação saudável e completa, fazendo uso de produtos suplementares, é possível que problemas como o do sono excessivo se manifestem.

Na verdade, até mesmo aspectos psicológicos assumem seu papel na evolução do quadro e podem, inclusive, ser sinal de alguma outra enfermidade. Por exemplo, em períodos de muito stress, a qualidade do sono pode ser diretamente afetada.

Assim, a sensação de cansaço durante o dia é intensificada, diminuindo nossa eficiência até mesmo na realização de atividades consideradas corriqueiras.

De fato, o corpo humano é algo único na natureza, basta olhar para a quantidade e complexidade dos processos que ocorrem no nosso organismo diariamente. Trata-se de uma verdadeira super fábrica!

É justamente desses processos que precisamos nos aproximar, muitas vezes, para compreender a origem e tratamentos possíveis para os mais variados sintomas.

No caso da energia, vale a pena comparar o nosso corpo com um carro. Veja, para o motor do carro funcionar ele precisa sempre de combustível. Quando falta gasolina ele não pode fazer o veículo se mover.

Assim como no carro, são as várias as possíveis causas da falta de combustível.Tudo começa com a identificação do problema!

Sono durante o dia e fadiga

Você se sente como se estivesse sempre cansado? Está tendo problemas para se manter acordado? Uma hora ou outra, todo mundo fica correr o risco de ficar exausto, principalmente quando é acometido por uma gripe ou alguma outra infecção viral.

Contudo, a falta constante de energia pode ser um sinal de você precisa consultar o seu médico. E então, será que está na hora desse tipo de medida? Continue a leitura para tentar encontrar os princípios de seus possíveis problemas com o sono.

Fadiga é um termo usado para descrever o sentimento de cansaço generalizado no corpo e a falta de energia. É diferente de quando nos sentimos sonolentos, por exemplo, trata-se de algo mais abrangente.

Quem está fadigado não tem motivação nem energia para as tarefas diárias, sendo que a sonolência é apenas um sintoma do quadro geral.

Na verdade, a fadiga é um sintoma presente em diversas condições médicas, podendo variar de leve à pesada. Ela também pode ser o resultado de certos estilos de vida marcados pelo sedentarismo e má alimentação.

Dessa forma, se a sua fadiga não se resolver através da adoção de uma alimentação mais saudável e de uma rotina mais ativa, ou se você suspeitar que ela provém de alguma causa mais séria, marque uma consulta com o médico.

Causas da Fadiga: saiba mais!

Existem diversas causas possíveis para esse estado.Elas podem ser divididas em três categorias gerais: estilo de vida, condições físicas de saúde e saúde mental. A seguir, passaremos brevemente sobre cada um delas.

 

1. Estilo de vida

 

Se você está convivendo com a falta de energia e motivação, suas atividades e escolhas de estilo de vida podem ser a causa do problema. Por exemplo, sua fadiga pode resultar de:

  • esforço físico extremo (exaustão);
  • falta de atividade física;
  • falta de sono;
  • estar acima do peso ou ser obeso;
  • uso de medicamentos antidepressivos;
  • excesso de cafeína;
  • viver períodos de alto stress emocional.

 

2. Condições físicas de saúde

 

Muitos quadros médicos também podem causar fadiga. Alguns exemplos são:

  • anemia;
  • fibromialgia;
  • diabetes;
  • transtornos do sono e de alimentação;
  • doença nos rins .

 

3. Saúde mental

 

Por fim, existem condições mentais de saúde que também podem gerar excesso de sono durante o dia. Assim, a fadiga é comum em pessoas com ansiedade, depressão e transtorno afetivo sazonal.

Mudança de padrões

Como vimos, é possível que a mudança no seu padrão de vida possa ajudar na eliminação ou redução dos malefícios da fadiga. Assumir, por exemplo, uma rotina mais ativa, que incorpore exercícios físicos, pode ajudar a regular melhor sua disposição

Seguindo nesta linha de mudança, também pode surgir a recomendação do uso da coenzima Q10 (CoQ10).Esta substância atua diretamente no processo de respiração celular, contribuindo para a distribuição das moléculas de energia pelo organismo.

 A recomendação do uso deste suplemento pode ser feita pelo seu médico ou sugerida a ele, como forma de compensar a diminuição natural na produção da coenzima Q10.

Possíveis tratamentos para o sono excessivo

Tendo em mente essas três categorias gerais, você deve ficar atento caso não consiga atribuir seu cansaço a algum dos elementos listados. Se você perdeu peso sem explicações aparentes ou se suspeita que está com depressão, procure seu médico.

É possível que a sua fadiga seja causada por condições médicas mais sérias, o que traz a necessidade de se dirigir ao hospital. Como o médico irá tratar o seu problema?

A solução apontada pelo profissional de saúde irá depender da forma como a sua fadiga se manifesta, assim como da ocorrência de outros sintomas. Para melhor esclarecer o seu quadro, ele pode requisitar testes de sangue e urina, por exemplo.

Como você pode perceber, a fadiga pode ter várias causas. O mais importante mesmo é que você fique atento para o comportamento do seu próprio corpo, pois quanto mais cedo perceber alguma alteração, mais eficaz poderá ser o seu tratamento

Esperamos que você tenha conseguido compreender melhor os sinais do cansaço excessivo!

Assine nossa newsletter para receber dicas, informações, vídeos e entrevistas diretamente em seu email!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *