Dica Nutrigenes: conheça os benefícios da geleia real!

Além do status de superalimento, os especialistas indicam e confiam a geleia real à capacidade de oferecer inúmeras benéficos para a nossa saúde. Combinando nutrientes, vitaminas, fitoquímicos e antioxidantes, essa substância poderosa se transforma em um agente essencial no combate de inúmeras doenças.
Esse mel, produzido por abelhas operárias, alimentam a abelha rainha por até 5 anos, e esse período é uma prova do seu potencial nutritivo, já que as abelhas comuns, que não recebem o potencial da geleia real, costumam viver apenas 45 dias. Esse cenário é um ótimo exemplo do poder desse alimento, não é mesmo?

Descubra, com as dicas da Nutrigenes, a melhor forma de adicionar a geleia real a sua rotina de alimentação, seus principais benefícios para a saúde e até mesmo uma alternativa para potencializar seus nutrientes no dia a dia. Venha conferir!

O que é a geleia real e quais seus benefícios?

Com uma textura consistente e uma coloração leitosa, a geleia real é considerada o alimento principal que serve a abelha rainha durante todo o seu ciclo de vida. Rica em uma proteína bem específica, a royalactina, ela tem potencial nutritivo para transformar o fenótipo da abelha comum.

Apesar do comparativo com o mundo animal ser bem elucidativo, a geleia real não oferece essa potência apenas para as abelhas. Para nós humanos, ela oferece minerais essenciais, açúcares “do bem”, proteínas e é uma ótima fonte de gordura boa. Entre os minerais que mais se destacam em sua composição, estão o magnésio, o ferro e o zinco.

Conheça os melhores suplementos de magnésio aqui no blog Nutrigenes!

Mas não se engane, os benefícios particulares dessa substância não terminam por aí. A geleia real também oferece ao organismo vitaminas, principalmente as que compõem o complexo B, biotina, ácido fólico e nucleicos. Aminoácidos essenciais também fazem parte da sua composição, principalmente as derivações não produzidas naturalmente, por isso, é importante adicionar o elemento na rotina.

Com uma composição tão rica, fica fácil entender porque a geleia real oferece todos esses benefícios a saúde:

Combate ao câncer e a diabetes

Estudos comprovam que a substância tem potencial preventivo na luta contra as duas doenças. A partir da absorção do ácido antioxidante cafeico, é possível suprimir o fornecimento de sangue nas células que contêm os tumores do câncer, ou neutralizar os efeitos do bisfenol-A com os componentes lipídicos da geléia.

Contra a diabetes, os nutrientes da geleia real podem oferecer uma capacidade insulínica, ou seja, auxiliando na absorção da glicose sanguínea. A composição também é preventiva e contribui para um nivelamento mais saudável dos níveis de colesterol e para a prevenção de diabetes.

Tem ação antioxidante e previne o envelhecimento da pele

Com a potência dos oito aminoácidos essenciais da geleia real, é possível manter a produção de proteína, aumentar a capacidade antioxidante do corpo, e manter o metabolismo sempre ativo. Essa combinação de fatores auxilia o combate ao envelhecimento do tecido muscular, a força dos ossos e as funções cognitivas.

Ajuda e equilíbrio na pressão arterial

Após alguns estudos realizados com as substâncias da geleia real, cientistas notaram que ela detinha, em sua composição, proteínas com a capacidade de nivelar os picos de pressão arterial. Ao unir essas proteínas com o potássio da geleia, ela se torna um vasodilatador com potencial de diminuir a pressão de estresse nos vasos sanguíneos.

Tem potencial anti-inflamatório

A inflamação crônica é faz parte do quadro clínico das complicações cardíacas e enfermidades degenerativas, como o Alzheimer ou o câncer. Pesquisas realizadas no Japão apontam o papel de catalisador que a geleia real tem para melhorar o controle ou a limitação dos diversos fatores inflamatórios dessas doenças.

Como adicionar a geleia real na alimentação?

A forma mais comum de consumir sua geleia real é em seu estado fresco. Em mercados ou sites de produtos naturais, é possível encontrá-la próxima aos frascos de mel e seus derivados, e o armazenamento em casa deve ser feito no congelador. Também é possível consumi-las em suplementos, vitaminas e até nos cosméticos, pois seu potencial nutritivo não se limita apenas à alimentação.

As recomendações de consumo variam entre os especialistas, e também podem ser inconsistentes pois existem diferentes formas de adicionar seus nutrientes ao dia a dia. A indicação padrão é que você consuma, no mínimo, uma grama e meia de geleia real diariamente, esse valor é equivalente a uma colher de café bem cheia ou duas cápsulas de suplemento.

Você deve repetir essa quantia em lanches e refeições durante o dia, mas atente-se às quantidades, pois os médicos apontam a variação de, no máximo três repetições como um equilíbrio saudável. Outra dica para o consumo é adicionar o líquido embaixo da língua, para potencializar a absorção de seus ativos.

Alternativas para uma rotina mais saudável

Apesar da substância real fresca ser essencial para o organismo, existem alternativas no mercado que combinam seus nutrientes com outros ingredientes para potencializar suas capacidades de melhora no organismo. Você já ouviu falar sobre a combinação de geleia real e cogumelos?

Essa combinação é realizada em suplementos que podem ser consumidos diariamente (após as refeições) e tem a capacidade de adicionar novos benefícios a longa lista da geleia real. Sua principal contribuição para o organismo é o fator imunológico dos cogumelos que, em parceria aos fatores anti-inflamatórios da geleia, é capaz de proteger o corpo de inúmeras doenças.

Gostou das dicas? Lembre-se que é essencial consultar o seu médico antes de adicionar qualquer suplemento ou alternativa a alimentação diária, afinal, só um especialista é capaz de oferecer para você a dosagem certa desses nutrientes que tem tanto potencial para melhorar a saúde do corpo e da mente.

Não deixe de conferir outras novidades aqui no blog da Nutrigenes, e garanta também as principais ofertas da nossa loja online. Até o próximo post!

Assine nossa newsletter para receber dicas, informações, vídeos e entrevistas diretamente em seu email!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *