Alimentos indispensáveis: aumente a sua imunidade de forma natural!

A imunidade, em uma linguagem bem clara, é a capacidade que o organismo possui de se defender de agentes externos, como vírus e bactérias. A Nutrigenes preparou esse post mais que especial com tudo o que você precisa saber sobre como aumentar a imunidade e quais são os principais alimentos que contribuem para esse benefício. Tudo isso de forma natural e acessível! Leia o texto completo e fique por dentro!

Não é de hoje que a ciência vem constatando a importância dos alimentos para o bom funcionamento do corpo e da mente. Manter uma alimentação equilibrada e saudável contribui para o bem estar físico e emocional, previne doenças dos mais diversos tipos e mantém o corpo forte e resistente. Sem dúvidas, cuidar da alimentação é uma das principais vias para manter a imunidade nos níveis recomendados.

Fármacos e remédios são um avanço da ciência, mas quanto menos precisarmos deles, melhor, não é mesmo? O ideal é seguir as boas práticas da nutrição regularmente e não somente quando o corpo já está dando indícios de fragilidade, no entanto, com a correria do dia a dia é comum adiar a tarefa do autocuidado e deixar a alimentação sempre no final da lista de prioridades.

Os linfócitos e macrófagos são alguns dos exemplos de células do nosso organismo que atuam no combate ao agente invasor, oferecendo uma resposta imune ao corpo. Alguns sinais de que o seu sistema imunológico não está em pleno funcionamento são: cansaço, unhas fracas, infecções, doenças recorrentes e gripe constantes, mas para entender ainda melhor, confira esse post completo sobre os sintomas de baixa imunidade e aprenda identificar. A seguir conheça 7 principais alimentos que vão aumentar a sua imunidade e saiba como ingerí-los.

7 alimentos que aumentam a imunidade: saiba como ingerí-los!

Preparamos uma lista com os principais alimentos para você acrescentar à sua dieta diária, frutas, vitaminas e outros nutrientes encontrados facilmente no mercado. Não espere o seu corpo ficar vulnerável, transforme esses alimentos em aliados!

Própolis

O própolis é um antibactericida e antiviral muito poderoso, o própolis verde é uma das classificações mais poderosas e concentradas. Eles possuem proteínas capazes de regular o sistema imunológico e ativa os receptores de resposta imune. 40 gotas por dia, 20 de manhã e 20 a noite, num copo com água, é o suficiente para manter o sistema imunológico turbinado!

Apesar de não haver contra indicações, eles podem ser ingeridos pela manhã por um período de três meses, não havendo necessidade de tomá-lo o ano todo. Experimente essa maravilha e já sinta as diferenças no seu organismo!

Vitamina C

A vitamina C é um dos alimentos que auxiliam no ganho da imunidade. Um adulto precisa em média de 60 miligramas de vitamina C por dia, isso se dá pelos ricos antioxidantes que os alimentos com vitamina C carregam para aumentar a resistência do organismo e produzir glóbulos brancos.

A laranja, acerola, limão e kiwi são algumas das frutas ricas em vitamina C que vão auxiliar no ganho de imunidade, você pode ingerir tanto em formato de sucos quanto a própria fruta após o almoço ou no horário que preferir!

Óleo de coco

O óleo de coco é uma surpresa para você? A verdade é que eles são poderosos no ganho da resistência imunológica. Ricos em ácido láurico e ácido cáprico que são compostos que aniquilam os fungos, bactérias e vírus. Porém, esse alimento conta com uma recomendação bem importante, veja bem: para produzir os resultados esperados o óleo de coco precisa ser extra virgem, utilize uma colher de água de coco de manhã e uma na parte da tarde.

Confira nosso post completo sobre como consumir óleo de coco e acrescente esse poderoso nutriente a sua dieta já!

Geleia real

Você já ouviu falar da geleia real? Essa substância produzida pelas abelhas é recheada de nutrientes, auxiliam na produção de glóbulos brancos, porém, nem todo organismo se adapta facilmente a esse alimento podendo ser consumido tanto em cápsula quanto in natura. Uma colher de chá é o suficiente para ingerir complexo B, vitamina C, potássio e muitos outros compostos que aumentam a imunidade.

Uma curiosidade da geleia real é o auxílio direto na beleza da pele, ou seja, os benefícios são inúmeros.

Iogurtes, leites fermentados e kefir

A OMS, Organização Mundial da Saúde, atestam que os iogurtes e probióticos são microorganismos vivos recheados de benefícios. Basicamente os probióticos auxiliam no aumento da proliferação bacteriana no intestino, órgão essencial para o sistema imunológico. Esses probióticos também interagem com o sistema imune das mucosas, interagindo com diversos órgãos e garantindo que o sistema imunológico funcione a todo vapor!

Faça vitaminas com leites, mel e granola e ganhe uma preparação gostosa e repleta de benefícios!

Vitamina D

A vitamina D é uma das vitaminas mais importantes para o combate da imunidade. Essas vitaminas, além de estarem presentes no sol, elas estão em óleos de peixes, peixes, cogumelos, leites e outros derivados. Manter a taxa de vitamina D em equilíbrio é imprescindível para conquistar uma boa imunidade, elas ativam células que combatem diretamente infecções intracelulares. Não abra mão de manter esses alimentos ao seu alcance diariamente e coloque a sua saúde em primeiro lugar!

Cereais e grãos integrais

O arroz e o feijão não é uma combinação perfeita à toa, eles formam uma combinação necessária e tradicional na mesa de todos os brasileiros. Alimentos fonte de zinco auxiliam fortemente no aumento da imunidade, arroz integral, lentilha, feijão, grão de bico, ervilha, todos esses minerais são importantes para a integridade do sistema de defesa do seu corpo.

As castanhas, produtos lácteos, carnes e ovos também são fontes de zinco e equilibradamente podem ser inseridos a sua nutrição. Se você deseja passar um bom tempo com a saúde intacta e fortalecida, invista no zinco, substância que não pode sair do seu cardápio!

Todas as nossas dicas mais que especiais citadas acima são de alimentos e substâncias acessíveis encontradas facilmente no mercado. Pode até ser que você nunca tenha ouvido falar de algumas mas garantimos, você não terá dificuldade para inseri-los na sua carta alimentar. O mel, folhas verdes, leguminosas e o gengibre também são exemplos fundamentais que podem e devem ser inseridos no seu dia a dia pois fazem parte do grupo de alimentos que aumentam a imunidade.

Apesar dos alimentos serem pilares indispensáveis no quesito ganho de imunidade, possuir um sono regulado, isto é, dormir verdadeiramente bem, praticar atividades físicas e evitar o stress são práticas diárias que aliadas a uma alimentação equilibrada garantem o resultado final esperado.

E então, o que você achou do nosso post? Comece a praticar as dicas ainda hoje e turbine a sua saúde física e mental, mantenha-se longe de doenças e desfrute de uma vida longa e prazerosa!

Deixe-nos um comentário sobre o que mais você deseja ver por aqui e assine a nossa newsletter para conteúdos exclusivos e atualizados sobre alimentação, saúde, bem estar, emagrecimento e muito mais!

Assine nossa newsletter para receber dicas, informações, vídeos e entrevistas diretamente em seu email!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *