5 nutrientes certeiros para melhorar a imunidade

Em tempos de pandemia de Covid-19, é ainda mais importante ter a imunidade alta. Afinal, trata-se do sistema de defesa do organismo, capaz de formar uma barreira protetora contra os vírus e outros agentes nocivos à saúde.

Para fortalecer o sistema imunológico, certas vitaminas e outros nutrientes têm um papel de destaque. Entre eles, as Vitaminas D3, C e A, além de Zinco e Selênio.

Mas como que cada um desses nutrientes favorece o sistema imune?

Confira o que cada aliado da imunidade pode oferecer

Vitamina D3

A Vitamina D3 controla inúmeras reações bioquímicas do corpo. Além disso, as células que constituem o sistema imunológico, como os linfócitos, contam com receptores para a Vitamina D, fazendo com que ela, mais uma vez, colabore para as defesas do organismo.

Uma pesquisa da Universidade de Turin, na Itália, verificou que grande parte dos pacientes internados com Covid-19 apresentava níveis baixíssimo de Vitamina D. A conclusão dos cientistas foi que a presença deste nutrientes em quantidades equilibradas impedia o agravamento da doença.

Outro estudo, este conduzido pela Harvard Medical School, revelou que adultos que apresentam deficiência de Vitamina D relataram sofrer mais episódios de gripe, resfriado ou ainda infecção no trato respiratório superior. Mais uma vez, comprova-se a relação entre o nutriente e o fortalecimento do sistema imunológico.

Vitamina C

A Vitamina C também turbina a imunidade. Isso porque ela aumenta a fabricação dos glóbulos brancos do sangue, que fazem parte do sistema imune e justamente têm a função de combater micro-organismos invasores.

Estudo da Annals of Nutrition & Metabolism, da Suíça, atesta a importância da Vitamina C para as defesas do corpo. Outro fator que contribui para isso é a capacidade do nutriente de elevar os níveis de anticorpos.

Vitamina A, Zinco e Selênio são bons para imunidade

Também chamada também de Retinol, a Vitamina A é famosa pela sua ação antioxidante. Nessa perspectiva, ela protege as células dos efeitos nocivos dos radicais livres e é ao reduzir o dano celular que o sistema imunológico é diretamente beneficiado.

Igual à Vitamina A, o Zinco funciona como antioxidante. Contudo, ele ainda contribui para o bom funcionamento dos linfócitos, que são as células de defesa do organismo.

Por fim, o Selênio é um mineral que também age como antioxidante. Outro benefício dele para a imunidade é que suas propriedades reduzem as inflamações. Resultado disso? Um sistema imunológico menos sobrecarregado.

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