Pessoas em pé, no escritório, fazendo exercícios.

5 dicas fundamentais para ter uma vida mais saudável

Seu corpo é seu maior bem! É através dele que você tem suas experiências e pode usufruir da vida. Mas ele é um bem insubstituível e, por mais que essa máquina trabalhe sem parar repondo células e nutrientes a todo o tempo, ele requer cuidados para funcionar.

E será que nós sabemos como ter uma vida mais saudável e como preservar nosso corpo? No texto de hoje, separamos algumas dicas bem legais para você tentar pelo menos começar a chegar mais perto desse objetivo. Confira!

Os exercícios são fundamentais!

Três pessoas correndo na orla da praia

O ritmo da vida contemporânea é desgastante, não há dúvidas sobre isso. Porém, o desgaste físico do trabalho e dos afazeres não são sinônimo de exercitar-se. Muitas vezes fazemos esforços pesados e repetitivos, ficamos muito tempo em má postura, nos estressamos. Tudo isso acumula uma tensão em nossos corpos e, exercitar-se regularmente, de forma adequada pode ser um dos maiores aliados contra o desgaste excessivos que o dia a dia nos causa.

Ora, se o corpo é uma máquina, exercitar-se é calibrá-la!

Os benefícios são inegáveis. Uma série regular de exercícios é capaz de liberar uma boa quantidade de hormônios como serotonina e endorfina, que são capazes de melhorar a capacidade em sentir emoções positivas e até diminuir a sensação de dor.

A emissão regular desses hormônios torna o cérebro mais sensível à sensação de prazer, de bem-estar e, consequentemente, é ótimo para ser complementado ao tratamento de distúrbios como depressão e ansiedade.

Além de fortalecer a estrutura óssea e muscular, muitos exercícios são fortemente indicados na queima de calorias. Há também exercícios que queimam gordura localizada e definem melhor a musculatura daquela região.

Aliar o consumo de termogênicos aos exercícios ajuda a acelerar o metabolismo e a queima de calorias.

No fim das contas, o que importa não é a intensidade do exercício, mas estar constantemente em movimento.

Pensar na alimentação é regra!

Close em mulher comendo alimentos saudáveis

Alimentar-se vai muito além de suprir as necessidades calóricas. Comer é um gesto de amor pelo próprio corpo.

As proteínas e minerais que consumimos têm diversas propriedades que podem fazer muita diferença em como nos sentimos. Alimentar-se de forma balanceada e em intervalos regulares mantém uma sensação de saciedade e bem-estar.

Frutas e legumes praticamente não possuem contraindicações, além de serem saborosos e balancearem o funcionamento do intestino.

Laticínios, grãos e carnes suprem as proteínas musculares, a densidade óssea e minerais importantes para o bom desenvolvimento do organismo. É possível comer praticamente tudo aquilo que te dá prazer de forma controlada, sem culpa e sem sacrifícios com um pouco de disciplina e força de vontade.

Ter uma relação mais pessoal com nossa alimentação só pode trazer benefícios, nos tornar mais conscientes daquilo que consumimos e de nossos próprios corpos.

Ah! E a água!

Sabe os conselhos que recebemos constantemente sobre nos mantermos hidratados? Eles não são exagero. Seria possível fazer uma postagem extensa apenas sobre os benefícios de ingerir uma base de 2 litros d’água ao dia. Ela é o fundamento da vida biológica. Não custa nada manter uma garrafinha sempre junto de si, pratique esse hábito!

Ir ao médico regularmente faz toda a diferença.

Mulher sendo atendida por médico

Bem, à esta altura você já deve ter se dado conta de que ter uma vida saudável é muito mais sobre harmonia do que intensidade. A regularidade de exercícios associada à alimentação balanceada certamente são chaves para uma vida de qualidade.

E fazer check-ups regularmente é indispensável. Um médico pode encaminhá-la à especialistas, promover uma bateria de exames para verificar cada aspecto de sua saúde. A precaução nunca é demais e, hábitos fundamentais para a saúde, como exercícios e boa alimentação praticamente não possuem contraindicações.

É quase sempre possível, e até mesmo necessário, conciliar um tratamento clínico junto da disciplina alimentar e física. Bons hábitos, inclusive, são capazes de prevenir uma série de problemas causados pelo sedentarismo, estresse, má alimentação e, acredite, estes problemas não são poucos, especialmente na contemporaneidade.

Conhecer produtos saudáveis vale a pena.

Close de duas mãos assemelhando cápsulas de suplementos e alimentos saudáveis.

Sim, eu sei. Dá um bom trabalho pensar tudo isso e como associá-los à sua vida. Novos hábitos não são fáceis, mas são necessários.

O mais importante é respeitar seu corpo, ir aos poucos, no seu tempo. Como já foi dito: é a qualidade, e não a intensidade que importam.

Uma suplementação adequada certamente será um ótimo primeiro passo para potencializar o bem-estar em suas novas experiências.

A NutriGenes possui um catálogo diversificado e pensado para as mais variadas necessidades de suplementação, de forma saudável e consciente.

Assine nossa newsletter para receber dicas, informações, vídeos e entrevistas diretamente em seu email!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *