Receitas para aumentar a imunidade: 4 combinações de saúde!

A saúde do corpo está intrinsecamente ligada a alimentação e, por isso, fazer escolhas saudáveis nas  receitas do dia deve ser uma exigência básica. Mas, sabemos que nem sempre essa realidade é levada “ao pé da letra”, e os primeiros sinais desse descaso costumam aparecer justamente nos baixos níveis de imunidade.

De um resfriado chato ao novo coronavírus, além de ser responsável na prevenção e no tratamento de inúmeras doenças, a imunidade rege nossa força vital, energia e disposição. Por isso é tão importante buscar, dentro das possibilidades do nosso dia a dia, alternativas que ajudem a aprimorar sua manutenção.

Mesmo que suplementos de imunidade exerçam um papel essencial nesse cuidado com a saúde, a alimentação também tem potencial de aprimorar esse aspecto em nosso corpo. E foi pensando nisso que a Nutrigenes separou algumas dicas e 4 receitas para aumentar a imunidade sem sair da rotina. Venha conferir!

Conheça a melhor forma de identificar e tratar os sintomas da baixa imunidade!

4 Receitas para aumentar a imunidade

A alimentação diária não executa apenas um papel de manutenção da energia do corpo, ela também deve ser entendida como uma potente fonte de nutrientes para aprimorar diferentes componentes do organismo, como a imunidade. E para te auxiliar a elaborar refeições cheias de benefícios para o sistema imunológico, confira nossas dicas.

 

Creme de espinafre: aliado poderoso contra inflamações

 

Não é atoa que o espinafre ganhou esse status de “superalimento”, com uma porcentagem rica de ácido fólico, receitas que usam e abusam dessa erva são ótimas para prevenir infecções de garganta, gripes e problemas respiratórios.

Para preparar um delicioso e nutritivo creme de espinafre, você vai precisar de: ½ de espinafre lavado, 1 colher de manteiga, 2 colheres de amido de milho, ½ litro de leite, 1 lata de creme de leite, 1 cebola picada, alho e parmesão ralado a gosto.

Comece fervendo as folhas em água com sal por 4 minutos, e depois de escorre-las, corte em tirinhas não muito finas. Com a panela quente, refogue a cebola e o alho na manteiga e adicione, após esse processo, o espinafre e a maisena já dissolvida. Após mexer a mistura até o caldo engrossar, desligue o fogo e adicione o creme de leite e o parmesão!

 

Refresco de laranja, gengibre e manjericão para dias quentes

 

A vitamina C presente na laranja já é uma alternativa natural para aumentar a resistência do organismo, mas que tal potencializá-la com outras vitaminas? O refresco que combina a laranja, com as ações antioxidantes e anti bacterianas do gengibre pode ser a melhor opção.

Essa é uma receita simples e perfeita para aqueles dias quentes. Você vai precisar reunir o suco de duas laranjas, gengibre ralado a gosto, e manjericão para potencializar o sabor. Quer elaborar uma alternativa para o refrigerante? Adicione a mistura 200ml de água com gás e surpreenda a família.

Saiba mais sobre o potencial das vitaminas C e D contra o coronavírus!

 

Peixe ao forno com legumes e muita saúde

 

O peixe já é um queridinho de quem busca uma alimentação mais leve, e com a adição de complementos como o pimentão, que também é rico em vitamina C e betacaroteno, o tomate, um agente potente para combater doenças cardiovasculares, e outras alternativas, este se torna um prato rico em sabor e saúde.

Apesar de ser uma receita rica em elementos, esse é um prato muito simples de preparar. Nos ingredientes, você vai precisar de: 1kg de filé de peixe, 2 tomates cortados em fatias, 1 pimentão vermelho e 1 amarelo em fatias, rodelas de cebola a gosto, uma abobrinha em rodelas, suco de 1 limão, sal, pimenta-do-reino, salsa e coentro a gosto.

Em uma tigela separada, tempere o peixe com suco de limão, sal e pimenta. Na forma que vai para o forno, monte camadas com a abobrinha, o peixe, pimentão, cebolas e tomates, seguindo essa ordem. Adicione a quantidade desejada de salsa e coentro, cubra com papel alumínio e deixe no forno por 40 minutos.

 

Mix de nuts: um lanchinho fitness e perfeito para a imunidade

 

Apesar de pequenas, as oleaginosas oferecem um grande poder para a saúde. Ricas em minerais como o zinco, potássio, ferro e selênio, suas fontes de vitamina B e E beneficiam, principalmente, os idosos na luta contra o enfraquecimento do sistema imunológico. Já pensou em garantir tanta saúde no seu lanchinho da tarde? Com elas isso é possível!

Para montar 3 porções de mix de nuts, você vai utilizar 50g de nozes, castanhas-de-caju e castanhas-do-pará tostadas; 50g de uvas-passas, 100g de amendoim, sal, pimenta-do-reino moída, cominho em pó e páprica picante para temperar.

O modo de preparo desse lanchinho delicioso não poderia ser mais prático. Primeiro, corte as castanhas e os amendoins maiores em pedaços pequenos e misture todos os outros componentes com o sal, a pimenta, o cominho e a páprica. Depois de misturar bem, crie as porções e se delicie de forma saudável.

Mudança rotina é saúde garantida!

Como deu para perceber, não existe segredo na mudança de hábitos para garantir uma alimentação saudável. Com escolhas simples de ingredientes, e um cardápio mais nutritivo em todas as refeições, o sistema imunológico recebe nutrientes em dobro para continuar funcionando da melhor forma possível.

Aqui no blog da Nutrigenes oferecemos inúmeros conteúdos para te ajudar a manter o corpo e a mente alinhados com um propósito mais saudável e natural. Não deixe de conferir nossas dicas, e garanta também os principais lançamentos da nossa loja online!

Assine nossa newsletter para receber dicas, informações, vídeos e entrevistas diretamente em seu email!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *